Total de visualizações de página


Autor do gol do Vasco no título de 65 lembra vitória pessoal sobre Garrincha

Naquele ano, Gigante da Colina conquistou a única Taça Guanabara em decisões contra o Botafogo, que levou a melhor em oito duelos

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro



Oldair era volante do Vasco em 1965 e, antes da decisão da 1ª Taça Guanabara, foi informado que atuaria na lateral esquerda na final contra o Botafogo. A missão? Marcar um jogador que, na época, já era bicampeão do mundo: Mané Garrincha. Ao entrar em campo, ele fez mais do que anular o craque adversário ao marcar um dos gols da vitória vascaína por 2 a 0. Oswaldo de Oliveira, atual técnico do Botafogo, tinha 14 anos e assistiu tudo das arquibancadas. Neste domingo, os times voltam a decidir o título, com Oswaldo em campo e Oldair na torcida (assista ao vídeo).

O ex-jogador espera que o Vasco leve a melhor porque nunca jogou no Botafogo e costuma torcer pelos clubes nos quais atuou. Espera dar sorte outra vez. No histórico da competição, o Glorioso levou a melhor e ficou com oito títulos em nove decisões contra o time cruz-maltino. A única vitória do Vasco foi justamente naquele 5 de setembro de 1965 em que Oldair surpreendeu. Ele lembra bem, da vitória e da surpresa de quando soube qual seria sua função em campo.

- Do outro lado tinha aquele cara perna torta (risos), o Garrincha (...) Por incrível que pareça, o Zé Moreira me botou na lateral e eu era volante. Até falei: Ô, Zé, olha quem está do outro lado, é meio perigoso - contou.

Oldair marca Garrincha na final da Taça Guanabara de 1965 (Foto: Reprodução SporTV) 
 
Oldair marcou Garrincha na final da Taça Guanabara de 1965 e levou a melhor (Foto: Reprodução SporTV)
 
Além de cuidar do camisa 7 adversário, Oldair ainda ajudou a equipe no ataque e abriu o placar para o Vasco, que comemorou o título diante de um público superior a 110 mil torcedores, no Maracanã.
- Toda a vez que eu joguei contra o Botafogo eu fiz gol no Manguinha (goleiro Manga). Não sei se era complexo ou não. Eu chutava, ela entrava - disse.

Oldair, ex-jogador do Vasco, autor de um dos gols na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo na final da Taça Guanabara de 1965 (Foto: Montagem SporTV) 
 
Ex-jogador Oldair quer ver o Vasco voltar a conquistar
a Taça Guanabara em 2013  (Foto:Montagem SporTV)
 
Oswaldo de Oliveira era um adolescente e viu tudo. Ao pensar na decisão, ele lembra de Oldair, apesar da memória não ter guardado muitos detalhes daquele jogo.

- Me lembro de um jogador que era lateral-esquerdo no Fluminense, foi para o Vasco e jogava de meio-campo, de volante, que era o Oldair. Lembro que ele jogou pelo Vasco nesse dia.

Desta vez, ele espera que um atleta botafoguense fique marcado como nome do jogo da decisão de 2013. Vasco e Botafogo se enfrentam domingo, às 16h, no Engenhão. O Botafogo precisa vencer para ser campeão. O Vasco tem a vantagem do empate.