Programa relembra confrontos históricos do clássico. Primeiro a goleada do Botafogo em 1982. Depois, triunfo do Vasco com show de Geovani de 1988
Botafogo e Vasco fazem no domingo, às 18h30, no Engenhão, o clássico do fim de semana do Campeonato Carioca. Será o 320º confronto entre os dois clubes. O Time da Colina leva uma vantagem história com 140 vitórias contra 83 alvinegras. Aconteceram outros 96 empates. Mas esta grande vantagem do Vasco sobre o Botafogo não se reflete nos últimos anos. Pelo contrário. Há um grande equilíbrio! De 2000 para cá, considerando todas as competições, as duas equipes se enfrentaram 36 vezes, com dez vitórias alvinegras, dez cruz-maltinas e 16 empates. O "É Gol!!!" na memória desta sexta-feira lembra dois jogos memoráveis do confronto.
Show alvinegro com golaço de Geraldo
Primeiro uma goleada alvinegra no Campeonato Carioca de 1982. Com direito a um gol maravilhoso de Geraldo e narração de Galvão Bueno. A partida foi disputada no dia 7 de novembro, no Maracanã. O show do Botafogo começou com uma jogada sensacional de Geraldo, um ponta-direita ágil. Ele pegou a bola no meio-campo, deu uma meia-lua em Celso, outra no vascaíno Serginho e de fora da área, com um toque de categoria na saída de Mazaropi, encobriu o goleiro para fazer 1 a 0. Um dos gols mais lindos da história do Maracanã.
Sem Roberto Dinamite, o Vasco não ameaçava. E ainda teve o zagueiro Celso expulso. Com isso, o Botafogo se aproveitou. Té aproveitou um cruzamento de Perivaldo e fez o segundo de cabeça. Marquinhos, de falta, ainda conseguiu diminuir para o Vasco. Mas o mesmo Té fez o terceiro. E Alemão marcou o quarto aos 45 minutos do segundo tempo ao invadir a área e tocar na saída de Mazaropi. Este gol ficou na memória do torcedor botafoguense. Na comemoração, Alemão correu para a torcida fechou o punho, o beijou e jogou para a torcida.
BOTAFOGO 4 x 1 VASCO
Data: 07/11/1982
Estádio: Maracanã
Público: 77.337
Árbitro: Valquir Pimentel
Competição: Campeonato Estadual
Botafogo: Paulo Sérgio; Perivaldo, Abel, Eraldo e Josimar; Oswaldo, Alemão e Mendonça; Geraldo, Té (Chicão) e Mirandinha (Gaúcho). Técnico: Zé Mário.
Vasco: Mazaropi; Rosemiro, Nei, Celso e Pedrinho; Serginho, Ernâni (João Carlos) e Geovani; Pedrinho Gaúcho, Jérson (Marquinho) e Palhinha. Técnico: Antônio Lopes.
Gols: Té (2), Geraldo e Alemão (Botafogo); Marquinho (Vasco).
Show alvinegro com golaço de Geraldo
Seis anos depois, o Vasco tinha Romário. E comandado por Geovani venceu o clássico do dia 23 de maio de 1988 por 3 a 0. Posteriormente, o Time da Colina iria conquistar o bicampeonato estadual.
O goleiro Gabriel derrubou William na área. Pênalti. E naquela época era sempre muito bem cobrado por Geovani. Bola para um lado, goleiro do outro: 1 a 0. O camisa 8 estava inspirado naquela tarde e fez lindas jogadas no meio-campo. O segundo gol do Vasco veio depois que Henrique lançou Vivinho. Ele passou pelo goleiro alvinegro e tocou para o gol vazio. O terceiro gol saiu após uma tabela entre Zé do Carmo e Geovani. O volante concluiu de cabeça!
VASCO 3 x 0 BOTAFOGO
Data: 14/05/1988
Estádio: Maracanã
Público: 24.009
Árbitro: Carlos Elias Pimentel
Competição: Campeonato Estadual
Vasco: Acácio, Paulo Roberto, Donato (Célio Silva), Fernando, Mazinho, Zé do Carmo, Geovani, Henrique, Vivinho, Romário e Willian. Técnico : Sebastião Lazaroni
Botafogo: Gabriel, Jorge Perreco, Jocimar, Mauro Galvão, Renato, Carlos Alberto, Jéfferson, Paulinho Criciúma, Marinho, Cláudio Adão e Gustavo (Wilson Gottardo). Técnico : Pinheiro
Gols: Geovani, Vivinho e Zé do Carmo (Vasco).