Total de visualizações de página

FUTEBOL 7 INFORMA: Botafogo aposta em GPS para melhorar performance dos atletas.

Gps também é tecnologia usada no futebol 7

A busca pela excelência no desempenho físico levou o Botafogo a investir na alta tecnologia durante a temporada 2012 com o Preparador Físico Marcio Campos. Os jogadores estão aprendendo aos poucos a utilizar os receptores GPS, que permitem aferir a velocidade e a distância percorridas durante os treinos e jogos. 

Com os aparelhos presos, o Preparador Físico Marcio Campos consegue identificar a intensidade que os jogadores percorrem as distâncias e além de fazer um conhecimento da área de atuação do atleta em campo. 


No final da partida ou do treinamento, cada atleta tem uma avaliação completa, os dados servem de parâmetro para que se diminua ou aumente a intensidade do trabalho nos dias subseqüentes. O GPS não é a única inovação no Futebol 7 Alvinegro. Além do GPS é utilizado um sistema de monitoramento da distância média percorrida pelos jogadores a cada partida. 


O trabalho é feito por amostragem. A cada partida, um jogador têm seus deslocamentos monitorados através de um chip que após a partida vai para o computador do Preparador Físico Marcio Campos.


Cada trecho percorrido é registrado por meio de um movimento do mouse do computador sobre uma tela que simula as dimensões do gramado. Em média, cada jogador percorre entre 3 e 6 quilômetros por jogo. 


Popularmente conhecido como GPS (em inglês, Global Positioning System), o sistema de posicionamento global, por vezes incorretamente designado de sistema de navegação, pode ser destinada à localização de qualquer pessoa, seja para encontrar o caminho para determinado local (ou de volta ao ponto de partida), conhecer a velocidade e direção do deslocamento e uma visualização geral de área percorrida. Aí que o benefício chega aos campos de futebol 7.


"Tem se aperfeiçoado hoje a questão da mensuração do desempenho dos atletas no quesito de deslocamento, movimentações. De forma geral busca-se mapear o que o jogador faz no campo, deslocamentos, aceleração, velocidade, percurso, com objetivo de melhorar os processo de treinos", aponta o Preparador Físico Marcio Campos.


Engana-se quem pensa que o dispositivo é usado para o jogador não se perder em campo. A brincadeira, inclusive, não é nem um pouco levada a sério entre os atletas do Botafogo no Futebol 7. “Não, não. Isto aqui é para medir a distância que corri e o meu posicionamento durante o jogo”, diz o camisa 10 - Luiz Eduardo “Luizinho” (foto), um dos atletas que utilizou o GPS ao longo da partida contra o São Gonçalo E.S.


Com o uso da tecnologia, o fisiologista e o preparador físico conseguem saber com exatidão o percurso que o jogador teve dentro de campo. Em jogos da Europa (futebol de campo), por exemplo, facilmente alguns atletas superam a marca de 15km percorridos por partida. Com os dados em mãos, fica mais fácil descobrir quais jogadores estão rendendo melhor fisicamente.


Com isso o Botafogo dá mais um salto a frente no quesito profissionalismo.



Assessoria de Imprensa BFR/FUTEBOL 7

SITE: www.botafogof7.com.br