Total de visualizações de página

Longe das lesões, defesa do Botafogo se sacrifica e ganha elogios do time

Seis jogadores titulares ainda não ficaram fora de qualquer partida da temporada, apesar do cansaço pela sequência e falta de opções

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Para a sorte do Botafogo, que conta com poucas opções na defesa, a sequência de problemas físicos do setor de ataque não se repete com seis jogadores cuja substituição, em sua maioria, é complicada. O goleiro Jefferson, os laterais Lucas e Márcio Azevedo, os zagueiros Fábio Ferreira e Antônio Carlos e o volante Renato estão longe das lesões há meses e garantem alguma tranquilidade ao técnico Oswaldo de Oliveira, que tem raras peças para repor.

Destes, apenas o camisa 2 ficou fora do time titular em uma oportunidade, mas entrou no segundo tempo. Na ocasião, o volante Lucas Zen teve de ser improvisado. Na zaga, Brinner jogou alguns minutos, e Matheus jamais disputou uma partida pelo Alvinegro. Nas laterais, só na esquerda o recém-promovido Renan Lemos surge como alternativa, mas não é tido como pronto. Assim, a diretoria segue mapeamento o mercado para contratar para o Brasileirão.

Antônio Carlos treino Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Antônio Carlos só foi substituído uma vez na temporada (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
O sacrifício e a responsabilidade dos "intocáveis" vem sendo frequentemente exaltado no clube.

 - No futebol, damos ênfase à parte ofensiva, e a zaga só vive de escudo, né? Do meio para frente, temos opções, estamos tranquilos, apesar de termos passado por um momento de contusões. Mas a rotatividade não impediu um bom desempenho. E os zagueiros e laterais vêm numa sequência grande sem serem substituídos. É uma sequência exemplar, deram duro. Isso mostra que o grupo de jogadores sabe lidar com essas situações, é experiente e responsável. Ficamos felizes de não termos tido um problema clínico com eles - declarou o meia Andrezinho, que não pôde atuar em cinco duelos.
O lateral Lucas enaltece o entrosamento adquirido pelos defensores.

- Sempre que jogamos com os mesmos jogadores, reforçamos o entrosamento. Tem uma parcela disso também. Acho que é um misto de sorte e trabalho para não termos lesões - disse.

O Botafogo enfrenta o Fluminense, neste domingo, às 18h30m, no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Rio, e os seis estarão presentes, na 17ª partida do ano.