Total de visualizações de página

Em dia de nuvens negras, Jobson reencontra o gol e Bota dorme líder

Atacante marca pela primeira vez após suspensão por doping na vitória por 2 a 0 sobre o Duque de Caxias, no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
O cenário não era animador. Com raios, trovões, nuvens negras e pouco público (menos de 3 mil presentes), o dia era um convite ao pessismismo. Em campo, o que se viu foi um Botafogo apenas com alguns lampejos de bom futebol, mas com um desempenho suficiente para cumprir seu papel. A vitória por 2 a 0 sobre o Duque de Caxias, neste sábado, no Engenhão, fez o Alvinegro dormir na liderança do Grupo A da Taça Rio.

A equipe está um ponto na frente do Macaé, que entra em campo neste domingo. O destaque foi Jobson, que, impedido, marcou pela primeira vez em sua volta a General Severiano após cumprir suspensão por doping. Apenas 2.949 pessoas pagaram ingresso para assistir ao jogo (4.762 presentes) e proporcionaram uma renda de R$ 64.725,00.
Na próxima rodada, o Botafogo, que agora soma 13 pontos no Grupo A, volta a campo para enfrentar o Fluminense, no clássico a ser disputado domingo no Engenhão. Já o Duque de Caxias, que permanece com quatro pontos no Grupo B, recebe o Bonsucesso no mesmo dia.

Alvinegro elétrico perde muitas chances, mas abre o placar


O Botafogo começou a partida elétrico, impondo velocidade e pressionando o Duque de Caxias. Mas assim como na última quarta-feira, diante do Treze-PB, pela Copa do Brasil, foram muitas as chances de gol perdidas. Aos 15 minutos, o zagueiro Fábio Aguiar por duas vezes seguidas tirou a bola quase em cima da linha em cabeçada de Fábio Ferreira e rebote de Fellype Gabriel. Naquele momento, o céu se fechava em cima do Engenhão.

Sob raios, trovões e da chuva que começava a cair, o Botafogo esfriou. Depois de sofrer a pressão inicial, o Duque de Caxias ajustou sua marcação e segurou o adversário. A pequena torcida que foi ao estádio já se mostrava impaciente, certamente temendo a repetição do cenário da última quarta-feira. Apesar da boa atuação de Felipe Menezes pelo meio e a combinação eficiente de Márcio Azevedo e Fellype Gabriel pela esquerda, o Alvinegro não mostrava eficiência nas conclusões.

E quanto o temporal finalmente desabou, o Botafogo teve o seu lampejo aos 35 minutos. Após cruzamento pelo lado direito, Elkeson cabeceou para o meio da área e Herrera não conseguiu o domínio. A bola ficou limpa para Fellype Gabriel, que apareceu na grande área e chutou forte para abrir o placar.

Felype Gabriel gol Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Fellype Gabriel comemora seu gol com Felipe Menezes (10) e Herrera (17) (Foto: Fernando Soutello / AGIF)

Com a vantagem, o Botafogo deixou a insegurança de lado e passou a atacar com maior organização. Pouco antes do intervalo, Herrera ainda poderia ter ampliado o marcador, mas acertou o travessão de Fernando.


Jobson faz seu primeiro gol após a volta

Mesmo sem chuva e com as nuvens negras dissipadas, o Botafogo voltou sem energia para a segunda etapa. O que se viu foi uma equipe dispersa, sem organização para atacar e errando passes. Não demorou para a torcida pedir a entrada de Jobson, e o técnico Oswaldo de Oliveira logo atendeu, tirando Felipe Menezes. A equipe até mostrava vontade, mas não mostrava consistência. Enquanto isso, o Duque de Caxias não ameaçava, apesar dos espaços.

Também não demorou para Jobson atender às expectativas da torcida ao marcar seu primeiro gol desde a volta ao clube após cumprir suspensão por doping. Em mais um lampejo do Botafogo, Elkeson fez boa jogada e chutou cruzado. Jobson, em posição de impedimento, apenas empurrou para a rede, fazendo 2 a 0 aos 25 minutos.

Com o domínio da partida e a vantagem confortável, o Botafogo passou a apostar no toque de bola. Mas sem mostrar organização para atacar, criou chances, mas pecou nas finalizações. Numa delas, Fellype Gabriel acertou uma cabeçada no travessão. Assim, terminou a partida com o resultado esperado, mas sem ampliar o placar.