Conquista da Copa do Brasil é uma das prioridades do Botafogo na temporada de 2012
JOÃO PESSOA, Paraíba — A cada ano que passa o Botafogo aprende que a conquista da Copa do Brasil pode lhe trazer a tranquilidade que tanto necessita para planejar o seu futuro em caso de conquista da competição, já que terá garantida uma vaga na disputa da Copa Libertadores de 2013. Este será o discurso mais importante do técnico Oswaldo de Oliveira para os jogadores antes da estreia do clube contra o Treze de Campina Grande (PB), às 22h, no Estádio Albertão.
O jogo foi transferido para João Pessoa por causa da punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que tirou dois mandos de campo do Treze (PR) devido aos problemas ocorridos na primeira fase da mesma competição no ano passado. Na ocasião, um policial civil, que não estava em serviço, foi flagrado com uma arma nas arquibancadas do Estádio Amigão, em Campina Grande. Na partida, o Treze foi derrotado pelo São Paulo por 3 a 0 e acabou sendo eliminado já na primeira partida.
Para conseguir se classificar para a segunda fase da competição sem necessidade do jogo de volta no Rio, a equipe carioca precisa vencer por diferença de dois ou mais gols. O classificado no confronto vai enfrentar o vencedor de Brasiliense x Guarani. No jogo de ida, a equipe de Brasília venceu por 2 a 0.
Desde que começou a trabalhar no Botafogo, em janeiro, Oswaldo de Oliveira deixou claro que daria a mesma importância a todas as competições que o clube vai disputar, sem poupar jogadores.
A ideia do treinador era poder contar com todos eles nesta estreia. Mas Marcelo Mattos reclamou de dores musculares após o treino de segunda-feira, antes da viagem para João Pessoa, e foi poupado. Além dele, ficou decidido que seria melhor manter em treinamento no Rio, os jogadores Fellype Gabriel e Andrezinho, com possibilidades de enfrentar o Vasco no clássico do final de semana. Loco Abreu está fazendo um treinamento especial para recuperar a sua melhor forma física e técnica.
Apoio da torcida local
Quem deve reaparecer na equipe é Elkeson, recuperado de uma contusão na batata da perna esquerda. Além dele, Maicosuel também pode fazer o seu retorno, após se recuperar de um estiramento muscular. A dúvida é se o jogador vai ficar no banco de reservas e entrar no decorrer da partida ou escalado desde o começo.
Jóbson e Cidinho são outras opções de Oswaldo de Oliveira. Os dois jogadores estão recuperando a sua melhor forma física e também devem ser escalados pelo treinador.
— É ótimo quando você conta com um bom número de jogadores para escolher. É importante ter uma boa estreia na Copa do Brasil e conto com todos — disse Oswaldo.
Se depender do apoio demonstrado pelos torcedores do Botafogo da Paraíba, time de João Pessoa com o mesmo nome e cores da equipe carioca, e rival do Treze de Campina Grande no Estadual local, a equipe carioca vai se sentir em casa. O time estreia o patrocínio da Herbalife no número da camisa oficial e também nos uniformes da comissão técnica.
Treze-PB x Botafogo
Horário: 22h
Local: Estádio Almeidão
Treze de Campina Grande: Beto, Alexandre, Cléberson, Adalberto e Cleiton Cearense; Amaral Rosa, Doda, Léo Rocha e Rone Dias; Márcio Carioca e Yerien
Botafogo: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Felipe Menezes (Cidinho) e Elkeson; Caio (Jóbson) e Herrera
Juiz: Jaílson Macedo Freitas (BA)