Total de visualizações de página

Balanço do Brasileirão: confira os melhores e piores do primeiro turno

Leandro Damião, artilheiro do Brasil na temporada, é quem mais finaliza. Curiosamente, Ronaldinho Gaúcho é um dos que mais erram passes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Borges gol Santos (Foto: Ag. Estado) 
Borges é o artilheiro do Brasileiro (Foto: Ag. Estado)
 
Metade do Campeonato Brasileiro de 2011 se passou e alguns jogadores já se destacaram tanto no aspecto positivo como no negativo. Um balanço feito em cima dos dados do primeiro turno aponta os top 5 das listas em diversos fundamentos. Os números realmente não mentem e enfatizam a qualidade de nomes como Leandro Damião, Willians, Borges e Kleber, citando apenas alguns exemplos.

Um dos dados que mais chamam a atenção é a vantagem de Leandro Damião entre os jogadores que mais finalizam na competição. Principal goleador do futebol brasileiro na temporada - com 32 gols oficiais -, o camisa 9 colorado também é quem mais cabeceia a gol no Brasileirão. O argentino Montillo, do Cruzeiro, é outro que leva perigo constante para os adversários.

No quesito roubadas de bola e faltas cometidas, Willians sobra na turma. O volante rubro-negro é um verdadeiro cão-de-guarda do esquema do técnico Vanderlei Luxemburgo. E a sua eficiência nos desarmes tem sido um dos pontos principais para a boa campanha do Flamengo. Porém, o número excessivo de faltas cometidas compromete um pouco o seu desempenho. O Corinthians também conta com a proteção caprichada dos volantes Ralf e Paulinho, que não fazem tantas faltas assim. Kleber, do Palmeiras, foi quem mais apanhou até aqui.

Protagonista da Série A até o momento, Ronaldinho Gaúcho lidera uma lista que não combina com a sua categoria. O craque é um dos que mais erram passes na competição, talvez pelo grau de dificuldade dos lances que tenta executar. Fagner (Vasco), Ávine (Bahia) e Elkeson (Botafogo) são outros exemplos de bons jogadores que não têm sido eficazes no toque de bola.

Emprestado pelo Flamengo ao Bahia, o goleiro Marcelo Lomba é insuperável quando o assunto é número de defesas difíceis. Ao ultrapassar a marca de 50 intervenções decisivas, ele está bem à frente dos concorrentes nessa disputa. Fernando Prass, do Vasco, também tem tido trabalho dobrado no Campeonato Brasileiro e vem cumprindo muito bem o seu papel.

Apesar de o Santos, assim como o Grêmio, ter um jogo a menos que os demais clubes, Borges tem em mãos a liderança da artilharia. O atacante chegou ao Peixe e parece ter caído como uma luva no time de Muricy. O entrosamento com o atacante Neymar está cada vez mais evidente.

Confira as listas dos melhores e piores deste Campeonato Brasileiro em diversos quesitos:


info Balanço do 1º Turno (Foto: ArteEsporte)