Total de visualizações de página

Após alta, Sócrates confessa vício de beber: 'Eu pago pelo problema'

Após nove dias internado, ex-jogador deixou o hospital no último sábado, deu detalhes sobre o problema no fígado e avisou: "Saio muito mais forte"

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Socrates (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com) 
Sócrates na saída do hosítal em São Paulo no
sábado (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
 
O ex-jogador Sócrates deixou o hospital Albert Einstein no último sábado, em São Paulo, após nove dias recuperando-se de uma hemorragia digestiva. Em suas primeiras palavras após a alta médica, o ex-jogador de Corinthians, Flamengo, Botafogo-SP e Seleção Brasileira, confessou que foi dependente de bebiba alcoólica.

- Eu pago pelo problema. Bebia um pouquinho de manhã, depois à tarde... Trabalhando, eu tomava uma garrafa de vinho o dia todo. Se não tivesse a garrafa, não mudaria nada pra mim, mas era um hábito. Era a minha companhia, como o cigarro. Eu sou dependente de cigarro, do hábito de fumar - conta Sócrates, em entrevista exclusiva ao Fantástico.
Bebia um pouquinho de manhã, depois à tarde..."
Sócrates
 
Internado, ele correu sério risco de morte. As primeiras horas no hospital foram as mais delicadas. O "Doutor", que tem 57 anos, chegou caminhando, com uma hemorragia digestiva e o sucesso do trabalho dos médicos evitou sua morte.

- Os médicos disseram que ele tinha perdido muito sangue e que iriam tentar fazer o máximo para segurar a vida dele, mas que poderia ser difícil - lembra a esposa Kátia Bagnarelli, emocionada.

Um catéter, um pequeno tubo, foi usado para fazer o sangue circular na região atingida pela hemorragia. 

- O fígado fica todo inflamado e não deixa passar nada. É como se fosse uma bomba de sangue represado, e ele vai ter de explodir em algum lugar. No meu caso, explodiu no estômago - explica o ex-jogador.

Sócrates faz fisioterapia na uti (Foto: Arquivo pessoal) 
Sócrates na fisioterapia, enquanto esteve internado
durante nove dias na capital (Foto: Arquivo pessoal)
 
Sócrates não esconde que o problema no fígado foi causado pelo uso constante de álcool e pelo descuido com a sua saúde nos últimos anos.

- Fundamentalmente (o problema é causado) por álcool. Eu não tenho hepatite B, hepatite C, que são duas outras causas de lesões semelhantes. É uma lesão que não é tão grave, mas é localizada em áreas bem sensíveis do fígado - completa.

Passado o susto, Sócrates sabe que, a partir de agora, não pode mais colocar uma gota de bebida na boca. Além disso, vai precisar mudar alguns hábitos alimentares, além do acompanhamento médico frequente.

- A abstinência vai ser total pra mim daqui pra frente. Mas, em seis meses, acho que meu fígado pode reunir condições de se equilibrar totalmente para que eu não tenha mais esse problema, para o resto da vida - diz ele, que acredita não precisar de um transplante de fígado.

Por fim, Sócrates diz que sai fortalecido do episódio.

- É nessas horas que a gente se reconhece, que a gente cresce. Saio muito mais forte, muito maior e com mais compromissos e responsabilidades que eu tinha antes.