Total de visualizações de página

De virada, Botafogo derrota o Fluminense e dorme em 3º

Fred abre o placar no clássico deste sábado, mas Elkeson e Lucas garantem a vitória do Glorioso, na briga pelo título nacional


Elkeson marcou o primeiro gol do Fogão e comemorou no estilo UFC (Foto: Paulo Sérgio)
 
LANCEPRESS!
Rio de Janeiro (RJ)
 
O Botafogo mais uma vez mostrou que tem uma equipe qualificada para disputar uma vaga entre os concorrentes ao título do Brasileirão. A vítima desta vez foi o rival Fluminense, derrotado de virada, por 2 a 1, no clássico no Engenhão. Elkeson e Lucas marcaram para o Glorioso, que alcança a terceira posição. Fred fez o gol de honra tricolor.

Antes do início do jogo, Souza definiu bem qual seria o espírito da disputa no primeiro tempo: matar ou morrer. Afinal, era a chance de reabilitação no Brasileirão para um e a oportunidade de encostar na liderança para o outro. Mas o nervosismo das equipes precisava ser tão grande? Que o diga o supercílio de Fábio Ferreira, rasgado pela cotovelada de Fred.

Apesar da maior posse de bola, o tenso Fluminense errava passes demais, o que impossibilitava a criação de boas jogadas e dava ao Botafogo o necessário para ser o time mais perigoso, principalmente com Elkeson e Loco Abreu. Vide as chances que ambos tiveram dentro da grande área adversária.

Os esquemas táticos montados por Abel Braga e Caio Junior eram semelhantes, com dois meias e dois volantes. A diferença era na frente, já que o alvinegro contava com Herrera, atacante de maior movimentação. Enquanto isso, o tricolor tinha Fred voltando e quebrando o galho para o também centroavante Rafael Moura.

Com Cortês travando um duelo muito equilibrado com Mariano, o Botafogo tinha de insistir pela direita. A alternativa se mostrou interessante, por conta da fraca marcação de Carlinhos e da inexistência de uma cobertura ao lateral-esquerdo - Edinho e Diogo ficaram muito centralizados no campo.

Nos últimos 15 minutos, o Fluminense resolveu arriscar e avançar mais seus laterais, o que deu certo até certo ponto. Apesar de algumas oportunidades, o time de Abelão foi igual ao de Caio Junior e tampouco conseguiu balançar as redes, num primeiro tempo que, paradoxalmente, ficou mais emocionante com a queda gradativa de qualidade (leia-se aqui os vacilos das defesas).

Fogão sofre gol, mas reage rapidamente

A agitação dos momentos antes do intervalo não demorou muito para se transformar em gols no segundo tempo. Após uma alternância de lances para cada um, o Tricolor teve um escanteio a seu favor. E bola aérea é com esse time mesmo. Ainda mais quando Herrera se perde na marcação de Fred e deixa o capitão do Flu livre para abrir o placar, de cabeça.

Só que no minuto seguinte Elkeson mostraria sua já conhecida importância para o Botafogo. O meia ganhou a disputa com Márcio Rosário, avançou, se livrou de Gum com extrema facilidade e bateu no canto de Diego Cavalieri. Foi o oitavo gol do jogador no Campeonato Brasileiro.

Com o apoio de sua torcida, em maioria no Engenhão - apesar do mando de campo ser tricolor -, o Botafogo foi atrás da virada e conseguiu. Em rápido contra-ataque puxado por Loco Abreu, Lucas recebeu do uruguaio, pelo lado direito - o mais frágil da defesa do Flu - e chutou cruzado, mudando o placar para 2 a 1.

Abel Braga colocou Martinuccio para aumentar seu poder ofensivo justamente pelo lado de Lucas, mas a verdade foi que o time sentiu o segundo gol alvinegro como um chute de Anderson Silva, astro brasileiro de MMA que lutará na noite deste sábado no UFC Rio. Desnorteado, o Tricolor passou a errar cada vez mais e chegava ao ataque desorganizadamente.

Precavido, o Botafogo recuou um pouco suas linhas e decidiu apostar somente nos contra-ataques. O terceiro gol quase veio em alguns deles, como no lance lindamente costurado por Elkeson. Mas como já diz o técnico Carlos Alberto Parreira, o gol é apenas um detalhe. O importante é a vitória, e foi justamente isso o que o Glorioso conseguiu.

Apito final dado e o Fluminense mantém sua irregularidade no Brasileirão, segue sem vencer o Botafogo no Engenhão e agora se prepara para enfrentar o São Paulo, no primeiro jogo do segundo turno.

Já o Botafogo, vencedor da noite, entra de vez na briga pelas primeira posições do campeonato e torce por um resultado que lhe agrade no outro clássico carioca deste fim de semana, entre Flamengo e Vasco.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 2 BOTAFOGO

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 27/8/2011 - 18h (em Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Renda e público: R$ 437.755,00 / 17.627 pagantes / 22.762 presentes
Cartões amarelos: Márcio Rosário, Fred, Rafael Moura e Edinho (FLU)
Cartões vermelhos: -
Gols: Fred 10'/2ºT (1-0), Elkeson 11'/2ºT (1-1) e Lucas 18'/2ºT (1-2)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diogo (Martinuccio 24'/2ºT), Souza (Ciro 34'/2ºT) e Lanzini; Fred e Rafael Moura - Técnico: Abel Braga.

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos (Gustavo 35'/2ºT), Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel (Cidinho 41'/2ºT); Herrera (Felipe Menezes 23'/2ºT) e Loco Abreu - Técnico: Caio Junior.