Total de visualizações de página

Agrônomo do Engenhão cogita luz artificial para melhorar o gramado

Botafogo contrata especialistas holandeses para avaliar impacto do possível investimento

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Engenhão passa por reforma (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM) 
Gramado foi reformado neste ano e está ruim
(Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Preocupado em melhorar as condições do campo do Engenhão, o Botafogo cogita a instalação de fontes de luz artificial para compensar as sombras das arquibancadas. A falta de sol é apontada pelos responsáveis como um dos motivos do gramado ruim, além do grande número de jogos desde que o Maracanã foi fechado para a Copa de 2014.

A luz artificial é usada em estádios modernos da Europa, onde o inverno é rigoroso. Mas o equipamento custa aproximadamente R$ 2,4 milhões. Por isso, o  clube receberá a visita de especialistas holandeses para avaliar o impacto do  investimento. A informação foi divulgada pelo agrônomo Arhur Mello, em entrevista à Rádio Brasil nesta terça-feira.

- O problema que ocorre no Engenhão não é nada muito diferente do que acontece nas principais arenas esportivas modernas mundiais. Começou cerca de 20 anos atrás, quando os estádios começaram a ter uma cobertura com muita sombra no gramado. Se trabalha somente a parte arquitetônica, da engenharia civil, e depois de algum tempo se lembra que tem que botar um agrônomo ali para ver o campo. A gente começou com esse problema na Arena da Baixada, com muita sombra e condições adversas climáticas no gramado. E a quantidade de jogos prejudica. Quando alguém critica o gramado, desconhece esses fatos. E não se lembram também que os gramados diminuíram de tamanho. Hoje, os atletas correm o dobro do que há 20 anos. Uma empresa holandesa que desenvolve um esquema de luz especial, que trabalha em diversos estádios mundiais, como Camp Nou e Wembley, foi contratada pelo Botafogo, que encomendou um estudo de viabilidade de implantação desse sistema. Pensamos nessa implantação já para o ano que vem - disse o agrônomo.

Segundo Arthur Mello, diversos estádios da Copa de 2014 terão equipamento de luz artificial.

- Essa técnica vai ser usada no Brasil, em vários estádios da Copa, até por ser realizada no inverno. Nenhum estádio está pronto, mas já tem estudo de sombreamento em andamento. Isso é diferente do que acontecia no passado e que ocasionou o que temos hoje. À exceção de Cuiabá, as arenas com coberturas têm problemas. A Fifa está pedindo estudos específicos, com imagens tridimensionais. Eles querem o paliativo já agora, nesse momento. Já há um sentimento de que isso será um problema, então as medidas estão sendo tomadas agora - revelou.