Total de visualizações de página

Com melhor campanha nos pontos corridos, Bota tem motivos para sonhar

Desacreditado no início do Brasileiro, Bota alcança seu melhor aproveitamento na competição na era dos pontos corridos

Renato - Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)  
Botafogo quer se manter na luta pela vaga na Libertadores (Foto: Bruno de Lima)
 
Marcelo Benevides
Rio de Janeiro (RJ)
 
O Botafogo atingiu seu melhor aproveitamento em um fim de turno desde que o Brasileiro começou a ser disputado por pontos corridos, em 2003. Com 34 pontos, o Alvinegro não só está no grupo dos que vão à Libertadores, como tem uma marca que pode garanti-lo no torneio sul-americano.

Atualmente, a média alvinegra de pontos é de 59%. Baseando-se nas edições anteriores, o Botafogo supera o aproveitamento de todos os outros times que carimbaram uma vaga na competição sul-americana. Ou seja, o time caminha para alcançar a meta de 60%, traçada pela comissão técnica, e ainda tem exemplos de que a performance já é capaz de levar o clube a algo maior no Brasileiro.

  
De 2003 até 2010, período em que a competição deixou de ser disputada em jogos de mata-mata, as últimas equipes que se classificaram para a Libertadores, estiveram sempre abaixo do atual retrospecto do Botafogo. O que mais se aproximou foi o Palmeiras, em 2004, quando obteve um aproveitamento de 57%.
O discurso em General Severiano é cauteloso. Embora o momento seja favorável, Caio Junior reconhece que o título ainda não é uma obsessão. Para ele, estar entre os times que vão disputar uma competição internacional pode ser uma ótima premiação para quem começou o Brasileiro de forma desacreditada pela própria torcida:

- Começamos a competição com uma equipe que ninguém acreditava. Tive de usar muitos jovens, por conta da falta de reforços. Mas, hoje, temos uma equipe mais encorpada, com condições de brigar - disse.
  
Das sete edições em que participou no Brasileiro, o Alvinegro teve em 2007 outro ano com bom retrospecto. Na ocasião, o time terminou o primeiro turno na vice-liderança, porém com 33 pontos, um a menos do que possui na tabela atual. E, ao fim do campeonato, acabou apenas na nona colocação.

A FORÇA QUE VEM DE CASA
Definitivamente, o Botafogo pode considerar o Engenhão como o seu verdadeiro alçapão. Neste Brasileiro, o time está imbatível no estádio, contribuindo para a boa campanha no campeonato.

Em dez jogos disputados, o Alvinegro conquistou oito vitórias e dois empates, sendo que um deles no clássico com o Flamengo. O aproveitamento de 86%, em casa, impulsiona o time na competição e supera todas as outras marcas obtidas jogando no estádio, neste mesmo período da competição.

Como parâmetro, na campanha de 2007, quando foi vice-líder do turno, o Botafogo já havia perdido dois jogos, no Engenhão.

CAMINHADA ALVINEGRA

Início conturbado
Sem reforços, o Botafogo estreou no Brasileiro perdendo por 1 a 0 para o Palmeiras. Era o sinal de que o time precisava suprir suas carências.

É eles chegaram...
Já com o time contando com Elkeson, Renato & Cia., a equipe começou a dar mostras de que tinha armas para lutar. Um lugar no G4 aconteceria na sexta rodada.

Trabalho psicológico
Caio Junior sempre acreditou que a psicologia pode fazer a diferença. Ele garantiu que o trabalho motivacional refletiu nos bons resultados.

Alçapão alvinegro
O  Engenhão tem sido outro grande diferencial. O Botafogo ainda não sabe o que é perder jogando no estádio.