Total de visualizações de página

Botafogo aprende a se impor no Engenhão

Mauricio Fonseca (mdf@oglobo.com.br)

O técnico Caio Júnior durante o treino desta segunda-feira, em General Severiano - Cezar Loureiro
RIO - Em quinto lugar na tabela, a seis pontos do líder Corinthians, o Botafogo enfrentará o Fluminense no sábado e, na semana seguinte, o Palmeiras, ambos no Engenhão. Se mantiver o aproveitamento que tem até agora dentro de casa (85,2%), a equipe de Caio Júnior certamente ganhará uma ou até duas posições na tabela. 

Até o momento, o Botafogo disputou nove jogos no Engenhão e está invicto: venceu sete e empatou dois. Conquistou 23 dos 27 pontos em jogo. A única derrota no Rio foi para o Corinthians (2 a 0), mas a partida foi disputada em São Januário, já que o Engenhão estava cedido para os Jogos Mundiais Militares. É o time com melhor aproveitamento dentro de casa entre os 20 clubes da Primeira Divisão. 

Contando os jogos já citados, contra Fluminense e Palmeiras, o time carioca ainda disputará 12 partidas em seu estádio até o fim do Brasileiro. Se conseguir manter a média no returno, chegará a 62 pontos, mesma marca alcançada pelo Fluminense na conquista do título em 2010. 

- É muito importante se impor dentro de casa e temos conseguido isso. Mas precisamos de mais vitórias fora de casa. Já conseguimos duas (Cruzeiro e São Paulo) e podemos conquistar outras - lembrou o técnico Caio Júnior. 

Vantagem contra Atlético-MG
O único time de fora do Rio que não perdeu para o Botafogo no Engenhão foi o Atlético-GO, que conseguiu arrancar um empate de 1 a 1. O outro empate foi com o Flamengo - 0 a 0. Os demais voltaram para casa com uma derrota na bagagem: Santos (0 a 1), Coritiba (1 a 3), Grêmio (1 a 2), Avaí (1 a 2), Vasco (0 a 4) América-MG (2 a 4), Atlético-MG (1 a 3). 

Nos últimos quatro jogos em casa, o Botafogo somou 12 pontos. Marcou 13 gols e sofreu quatro. Números excelentes que mostram que o time aprendeu a vencer em seu estádio, o que não vinha acontecendo com tanta frequência nas últimas edições do Campeonato Brasileiro. 

- O apoio da torcida tem sido importantíssimo - destacou o treinador. 

Nesta quarta a equipe volta ao Engenhão (20h15m) para enfrentar o Atlético-MG, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. Como venceu a primeira partida, em Minas Gerais, por 2 a 1 - gols de Maicosuel e Herrera - o Botafogo passará à fase seguinte mesmo perdendo por 1 a 0. 

A boa vantagem permite que Caio Júnior poupe alguns titulares nesta partida. Renato já está fora e o mesmo deve acontecer com Maicosuel, que no sábado deixou o campo, antes do fim da partida contra o mesmo Atlético-MG, completamente esgotado. 

Ontem, o clube dispensou o atacante Jairo, capitão e vice-artilheiro da equipe de juniores que conquistou este ano o Campeonato Carioca da categoria. O jogador já acertou com o Internacional. 

- O clube entendeu que o ciclo do Jairo tinha acabado e deixou o atleta seguir seu caminho - explicou o gerente de futebol Anderson Barros. 

Botafogo x Atlético-MG
Juiz: Wilson Seneme.
Botafogo: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos (Gustavo), Fábio Ferreira e Cortês (Márcio Azevedo); Marcelo Mattos, Léo, Elkeson (Cidinho) e Felipe Menezes; Alex e Herrera.
Atlético-MG: Renan Oliveira, Patrick, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Dudu Cearense, Serginho, Daniel Carvalho e Mancini; Guilherme e Magno Alves. 

TRANSMISSÃO: Sportv e Rádio Globo