As últimas e efêmeras emoções de Ronaldo viram documentário
Carol Knoploc
SÃO PAULO - As última horas de Ronaldo na seleção ficarão  registradas para sempre. Uma equipe de cinema, cujo diretor de  fotografia é Lula Carvalho, o mesmo de "Tropa de Elite", está no encalço  do jogador. Segundo Marcos Buaiz, sócio de Ronaldo, a equipe gravará  também lances do jogador durante o amistoso de hoje e também depois da  despedida, em sua casa, com a família. Ontem, na homenagem que recebeu  da CBF, na coletiva para a imprensa, no Museu do Futebol, no treino...  eles estavam lá. O material será exibido como documentário no  Fantástico. No jogo desta terça-feira, uma câmera deve ser instalada no  vestiário do Brasil. Imagens inéditas poderão ser exibidas ao vivo em  telão no estádio. Outra surpresa será um totem com 6 metros, com imagens  holográficas do Fenômeno. 
- Estou tremendo todo de nervoso, emocionado. Lógico que  seria um sonho me despedir fazendo gol. Já comentei com os meus colegas  que chegou dentro da área é para cair! E eu ainda terei de fazer o  pênalti, né? Que não é fácil -  declarou Ronaldo, durante homenagem no  hotel da seleção, organizada pela CBF, que lhe presenteou com um relógio  de ouro, de US$ 27 mil. 
Nervoso mas muito contente, Ronaldo fez piadas e arrancou risadas  da plateia. Ricardo Teixeira comandou a homenagem e disse que Ronaldo  foi o melhor jogador que passou pela seleção em sua gestão. 
- É como se eu representasse o  país, no Exército, numa guerra.  Com toda a vontade, arriscando a própria vida. A seleção  para mim foi  quase isso. Quase porque foi muito mais, abriu portas para o meu futuro,  para a minha projeção mundial.  
Ronaldo fez questão de frisar que estará em campo nesta terça como um ex-jogador e que vai tentar desfrutar: 
- Não vou mostrar neste jogo o quão bom eu fui durante  toda carreira. Quero aproveitar ao máximo. Não estou preparado para a  despedida  porque não sei o que vai acontecer no intervalo. Me  esconderam um monte de coisas. Mas a emoção maior estará dentro de  campo. Por favor, me perdoem se a bola for lançada eu estiver olhando  para outro lugar.   
Ronaldo entende que não lhe faltou nada, nem gol no Maracanã. 
- Eu fiz! No sub-16 e em peladas, mas não tenho gravado -  brincou o jogador, que teve de responder se sua participação no jogo  será tão rápida quanto o casamento com Daniela Cicarelli: -  Tenho  certeza que agora vai durar muito mais. Queria jogar para sempre e sem  dores... Imagina, jogaria a Copa de 2014. Não seria uma pressão a mais.  Adoro isso.  
Para ele, quinze minutos em campo "é tempo pra caramba". 
- Comecei há duas semanas uma  preparação e, para cada treino, tinha de ficar um dia de repouso. 
Cavalheiro, afirmou que o povo brasileiro não ficará órfão de um grande craque na seleção. 
- Não tenho pretensão de ser insubstituível. Passaria a coroa para o Neymar, é minha aposta do futuro. 
No treino desta segunda-feira, o jogador participou da  pelada que antecede os jogos e não dormiu na concentração. Ele se  juntará ao grupo nesta terça. Depois de tantas sabatinas na vida, faltou  apenas uma questão: 
- Gostaria que tivessem me perguntado se não estão me achando mais magro.