Total de visualizações de página

Despedida

As últimas e efêmeras emoções de Ronaldo viram documentário

Carol Knoploc
 
SÃO PAULO - As última horas de Ronaldo na seleção ficarão registradas para sempre. Uma equipe de cinema, cujo diretor de fotografia é Lula Carvalho, o mesmo de "Tropa de Elite", está no encalço do jogador. Segundo Marcos Buaiz, sócio de Ronaldo, a equipe gravará também lances do jogador durante o amistoso de hoje e também depois da despedida, em sua casa, com a família. Ontem, na homenagem que recebeu da CBF, na coletiva para a imprensa, no Museu do Futebol, no treino... eles estavam lá. O material será exibido como documentário no Fantástico. No jogo desta terça-feira, uma câmera deve ser instalada no vestiário do Brasil. Imagens inéditas poderão ser exibidas ao vivo em telão no estádio. Outra surpresa será um totem com 6 metros, com imagens holográficas do Fenômeno. 

- Estou tremendo todo de nervoso, emocionado. Lógico que seria um sonho me despedir fazendo gol. Já comentei com os meus colegas que chegou dentro da área é para cair! E eu ainda terei de fazer o pênalti, né? Que não é fácil - declarou Ronaldo, durante homenagem no hotel da seleção, organizada pela CBF, que lhe presenteou com um relógio de ouro, de US$ 27 mil. 

Nervoso mas muito contente, Ronaldo fez piadas e arrancou risadas da plateia. Ricardo Teixeira comandou a homenagem e disse que Ronaldo foi o melhor jogador que passou pela seleção em sua gestão. 

- É como se eu representasse o país, no Exército, numa guerra. Com toda a vontade, arriscando a própria vida. A seleção para mim foi quase isso. Quase porque foi muito mais, abriu portas para o meu futuro, para a minha projeção mundial.
Ronaldo fez questão de frisar que estará em campo nesta terça como um ex-jogador e que vai tentar desfrutar: 

- Não vou mostrar neste jogo o quão bom eu fui durante toda carreira. Quero aproveitar ao máximo. Não estou preparado para a despedida porque não sei o que vai acontecer no intervalo. Me esconderam um monte de coisas. Mas a emoção maior estará dentro de campo. Por favor, me perdoem se a bola for lançada eu estiver olhando para outro lugar.
Ronaldo entende que não lhe faltou nada, nem gol no Maracanã. 

- Eu fiz! No sub-16 e em peladas, mas não tenho gravado - brincou o jogador, que teve de responder se sua participação no jogo será tão rápida quanto o casamento com Daniela Cicarelli: - Tenho certeza que agora vai durar muito mais. Queria jogar para sempre e sem dores... Imagina, jogaria a Copa de 2014. Não seria uma pressão a mais. Adoro isso.
Para ele, quinze minutos em campo "é tempo pra caramba". 

- Comecei há duas semanas uma preparação e, para cada treino, tinha de ficar um dia de repouso. 

Cavalheiro, afirmou que o povo brasileiro não ficará órfão de um grande craque na seleção. 

- Não tenho pretensão de ser insubstituível. Passaria a coroa para o Neymar, é minha aposta do futuro. 

No treino desta segunda-feira, o jogador participou da pelada que antecede os jogos e não dormiu na concentração. Ele se juntará ao grupo nesta terça. Depois de tantas sabatinas na vida, faltou apenas uma questão: 

- Gostaria que tivessem me perguntado se não estão me achando mais magro.