Total de visualizações de página

Estátua de Garrincha é inaugurada com grande festa no Engenhão

Torcedores e personagens da história alvinegra estiveram presentes para homenagear o craque

Fred Huber
Rio de Janeiro


A casa do Botafogo já tem a benção de Garrincha. Neste domingo, antes do clássico contra o Vasco, no Engenhão, o Alvinegro inaugurou a estátua do Anjo das Pernas Tortas. A peça está localizada no Setor Oeste do estádio, ao lado do monumento de Nilton Santos, feito em 2009. O evento, testemunhado por cerca de 3 mil torcedores, teve a presença de alguns personagens da história, além de familiares do eterno ídolo do Glorioso.


Torcedores fazem festa na inauguração da estátua de Garrincha, que está ao lado da de Nilton Santos


Emocionado, o ex-jogador Amarildo não economizou nos elogios a Garrincha. Ele acredita que seu companheiro foi o maior que ele já viu em campo.


- Hoje (domingo) é um dia de muita felicidade. Para mim, o Garrincha foi o melhor jogador do mundo. Joguei cinco anos com ele e foi quando tive as minhas maiores glórias. Ele está lá em cima agradecendo - disse Amarildo.

Maurício, herói do título estadual de 1989, disse que Garrincha é um grande símbolo para o Botafogo.

- Foi um privilégio para mim vestir a mesma camisa que ele. Quem é Botafogo, é Mané Garrincha.

Para Paulo Zagallo, que foi representando o pai, Garrincha é incontestável.

- Nem preciso dizer o que ele representou para o Botafogo e para o mundo. Repito o que meu pai disse: todos têm que engolir o Garrincha.

A cantora Elza Soares, ex-mulher do jogador, não pôde comparecer, mas mandou uma carta onde, entre outras coisas, lembrou da alegria de Garrincha dentro de campo. O representante da diretoria do Bota foi o vice-presidente geral Antônio Carlos Mantuano.

A obra de bronze foi feita pelo escultor Edgar Duvivier. Ela mede quatro metros e meio de altura (dois deles de pedestal).