Total de visualizações de página

Hemorio está em estado de alerta por falta de doadores de sangue

Flávia Villela
Da Agência Brasil

No Rio de JaneiroO número de doações vem caindo no Instituto Hemorio, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro, entre elas as grandes emergências, maternidades e unidades de terapia intensiva (UTIs). Segundo a chefe do Serviço de Atendimento ao Doador do Hemorio, Nara Faria, é o medo da influenza (H1N1) - gripe suína - que afasta os doadores da instituição.

Ela considera a situação preocupante, pois a média de doações diárias é de 350 bolsas, mas há dez dias esse número não passa de 200. "Nesta época do ano, de férias escolares, chuva e frio, o número de doações costuma cair, mas neste ano a queda foi muito maior que a dos anos anteriores. Acreditamos que o principal agravante seja a influenza A, pois as pessoas estão com medo de ir aos hospitais."

Hoje e amanhã (30 e 31), na Cinelândia, no centro do Rio, uma unidade móvel do Hemorio aguarda doadores das 9h às 15h. Na semana que vem, a unidade móvel para coletas externas emergenciais irá para outros pontos da cidade, que serão divulgados posteriormente. As doações podem ser feitas também na sede do Hemorio, na Rua Frei Caneca, 8, das 7h às 18h, de segunda a domingo, inclusive nos feriados.

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 1,8% da população doa sangue regularmente, índice considerado muito baixo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), seria necessário que 5% da população adotassem a prática.

Existem na cidade 26 postos públicos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800-282-0708). Nesse número, também podem ser esclarecidas dúvidas e agendados atendimentos.