Total de visualizações de página

Entrevista com Túlio Maravilha


Por Bruno Braz - Blog Dois toques




Pensei muito no cara que escolheria para estrear essa coluna. Teria de ser uma figura que ao mesmo tempo que fosse marcante no meio futebolístico, tivesse a artimanha na hora da entrevista. Então me veio à cabeça nada mais nada menos do que Túlio Maravilha, o atacante que é sinônimo de gol e que balançou, segundo suas contas, 881 vezes a rede adversária.
Nesta entrevista ele revela detalhes desde seu início de carreira, passando pelas frases curiosas, ensaio nu, carreira de político, amor pelo Botafogo, até chegar, logicamente, na sua busca pelo milésimo gol. Como não poderia deixar de ser, ele ainda cria uma polêmica ao dizer que não seria vice do Flamengo caso estivesse no Botafogo.

Mesmo ainda sem saber a opinião de vocês, creio que foi uma escolha certa, afinal, falou em Túlio é gol na certa! Confira:


BRUNO BRAZ: Poucos sabem, mas você foi lançado pelo Felipão (Luiz Felipe Scolari). Como foi que isso aconteceu?

TÚLIO MARAVILHA: Eu tinha 17 para 18 anos e estava no Goiás. O Felipão era treinador do time principal. Eu disputei a Taça BH de juniores, fui artilheiro e logo em seguida ele me convidou. Ele estava observando a competição.

BRAZ: Você se considera um dos maiores artilheiros da história do futebol?

TÚLIO: Me considero um dos maiores matadores, sim. Se falar em artilheiro vão ter que citar meu nome. E não é só pela quantidade, mas também pela sequência. Fui artilheiro de diversos campeonatos várias vezes. Não sou um matador de verão e, sim, de regularidade. Não fiz mais por preconceito, porque aqui no Brasil jogador depois dos 30 anos é considerado velho.

BRAZ: Há dois lados de veneração ao Túlio: a dos torcedores que tiveram o prazer de vibrar com seus gols e os que se deliciam com suas históricas frases. De onde veio essa inspiração com as palavras? Você seria um bom ator também?

TÚLIO: Modéstia parte, sim. Já fiz vários comerciais de marcas de material esportivo, calçado, produtos de cosmésticos. Quando ia gravar os comerciais as pessoas diziam: "Você leva jeito para isso". O pessoal perde mais tempo para arrumar o cenário do que comigo para decorar o texto.

BRAZ: E essa história de que você é como uma melancia? Verde por fora e vermelho por dentro? (P.S.: Quando foi atuar no Vila Nova, fez um gol e batizou com esse nome para explicar que sempre foi torcedor do Vila, apesar do passado no Goiás.)

TÚLIO: Na época eu fiz o gol melancia, que foi uma homenagem a torcida do Vila Nova, mas foi uma brincadeira. Agora sou político e tenho que me dar bem com as duas torcidas.

BRAZ: E como foi posar nu para uma revista? Você se considera um cara sexy?

TÚLIO: Modéstia parte, sim, me considero, e é o que as fãs falam. Foi um trabalho diferente. Na época eu resolvi fazer, foi bom, gostei. Já ataquei de modelo também. Gosto de ter essa versatilidade, como político, garoto propaganda...

BRAZ: Como está sendo sua carreira de vereador? Você tem outras ambições políticas?

TÚLIO: Entrei numa das eleições mais difíceis. Foi corpo a corpo, voto a voto, e acabei sendo o terceiro mais votado. Em 2010 vou disputar a eleição para deputado federal. Quem sabe um dia possa até me candidatar a senador.

BRAZ: Qual sua relação com o Botafogo?

TÚLIO: Eu tenho muito carinho pelo Botafogo e eu sei que eles têm por mim. A diretoria deixou as portas abertas para eu fazer o milésimo gol com a camisa do Botafogo e encerrar minha carreira.

BRAZ: Se o Túlio estivesse nas finais contra o Flamengo o Botafogo seria vice?

TÚLIO: Não seria porque eu carrego essa estrela comigo e sou predestino a grandes decisões. Digo que pelo menos uma eu ia ser campeão junto com o Botafogo, afinal, só falta esse título. Já fui campeão da Taça Cidade Maravilhosa, mas do Carioca não.

BRAZ: Você já imaginou com será o dia do milésimo?

TÚLIO: Eu vou deixar para torcida decidir. Vou fazer uma enquete. Ou no Maracanã, ou no Engenhão, mas vai ser nos moldes do Pelé, do Romário, com a família toda no gramado, dando volta olímpica...

BRAZ: Mande uma mensagem para a torcida do Botafogo...

TÚLIO: Daqui no máximo um ano e meio estarei voltando para fazer o milésimo gol com a camisa 7 imortalizada pelo Garrincha e que será por mim também. Vamos encerrar a carreira por cima e torcendo para que o Botafogo esse ano conquiste algum título.

OBS: Túlio atualmente está jogando no Goiânia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO E MANDE SUAS SUGESTÕES E CRÍTICAS. VOCÊ TAMBÉM PODE ME SEGUIR NO TWITTER: www.twitter.com/brazbruno