Total de visualizações de página

Maicosuel é o motorzinho do Botafogo

Maicosuel impressiona companheiros pela rapidez (Crédito: Montagem de Marcelo Batista sobre foto de Julio Cesar Guimarães)


Apoiador tem na velocidade sua grande arma

André Casado RIO DE JANEIRO Entre em contato


É consenso entre jogadores e crítica que a principal característica do poderoso trio ofensivo do Botafogo, que estreia neste sábado em clássicos, é a velocidade. Mas ao observar o estilo de Reinaldo e Victor Simões fica fácil concluir que o motorzinho, na verdade, é Maicosuel, aquele que já nasceu com muita pressa.


No mesmo momento em que o Brasil marcava um de seus gols na vitória sobre a Polônia, na Copa de 1986, a mãe do craque entrava prematuramente em trabalho de parto em Cosmópolis, interior de São Paulo, após sete meses de gestação.


A exemplo do que fez naquela tarde de junho com a família, o Mago alvinegro quer levar à loucura a defesa vascaína, neste sábado, no Maracanã.


- Sempre fui rápido, costumava correr atrás de pipa e de bola, é claro. Aos poucos, aprimorei essa vantagem para o futebol, de modo que me ajudasse em campo. Deu certo - vibra o camisa 10 do time de Ney Franco, com dez gols marcados no Carioca.


O principal elogio, porém, não vem da preparação física tampouco de algum treinador da base. O ídolo e companheiro de ataque Reinaldo é quem faz a interessante revelação.


- Maicosuel é muito inteligente e conta com uma visão de jogo fora do comum. Sinceramente, não consigo compará-lo a nenhum outro com quem já joguei. É um dos poucos que correm e pensam ao mesmo tempo em campo - enalteceu.


Reinaldo, aliás, disse que votaria em Maicosuel para ser o melhor jogador do Carioca, tamanho seu poder de decisão. Vale lembrar que a admiração tem sentido, já que o apoiador já deu 11 assistências.


- Eu devo ser o maior beneficiado - brincou Rei, que, na realidade, somente recebeu dois passes do amigo em seus sete gols na competição.


Embora não tenha os números precisos em mãos, o preparador físico do Botafogo, Alexandre Lopes, crê que o tempo aproximado do pique de 40 metros registrado por Maicosuel na pré-temporada deva ficar em torno de 5s.


- Por ser muito rápido, ele muda de direção com agilidade também. Mas o principal é que não se desequilibra fácil. Outro dia, inclusive, veio reclamar comigo: ”os caras estão me batendo muito”. E eu respondi que, por isso, ele precisa ganhar massa - alertou.


O passado do apoiador, semelhante ao de Pimpão, é ligado ao futsal. As pernas longas e o gosto por carregar a bola tornaram seu estilo parecido com o do campo.


- Aqui, é fundamental saber se virar em espaços curtos, trabalho que fazemos com frequência. Maicosuel é um dos melhores nisso - contou Alexandre Lopes.


No embalo do trio elétrico em ação, Maicosuel espera apagar a impressão deixada no último clássico contra o Vasco e, desta vez, fazer o rival comer poeira.