Total de visualizações de página

Há 20 anos, Botafogo foi beneficiado por gol contra em clássico com o Flamengo

Em 1989, falha de Gonçalves foi decisiva para que Alvinegro seguisse na luta pelo título estadual

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro




No último domingo, o zagueiro alvinegro Emerson teve a infelicidade de chutar a bola contra a própria meta e marcar o gol que assegurou o título da Taça Rio 2009 para o Flamengo. Há 20 anos, outro gol contra ocorreu em um Botafogo x Flamengo. Mas naquela oportunidade, o beneficiado foi o time de General Severiano.

Em 7 de maio de 1989, também pela Taça Rio, Flamengo e Botafogo se enfrentaram em um domingo chuvoso. Uma vitória do Fla deixaria o Alvinegro praticamente sem chances de seguir na luta pelo título estadual.

Campeão da Taça Guanabara, o time da Gávea vencia por 3 a 1 até 35 minutos do segundo tempo. Vantagem que fez com que muitos rubro-negros dessem uma 'volta olímpica' na arquibancada do Maracanã. E que boa parte dos torcedores do Botafogo deixasse o estádio.

Mas o jogo não estava decidido. Aos 36 da etapa final, o jovem zagueiro Gonçalves, então com 23 anos, atrasou sem olhar a bola para o goleiro Zé Carlos. O arqueiro estava fora do gol e acabou encoberto. A bola morreu mansamente no canto esquerdo (assista ao lance no vídeo acima).

A jogada animou o Botafogo, que se lançou ao ataque e conseguiu o empate aos 42 minutos, com um gol do ex-flamenguista Vítor. Com o ponto conquistado diante do principal adversário pelo título, o Alvinegro manteve a invencibilidade no Estadual e dali partiu para a conquista da Taça Rio e do tão sonhado Estadual, após 21 anos. Derrotando exatamente o Flamengo na decisão.