Em nova decisão contra o Resende, Botafogo precisará de seus curingas para carimbar vaga na semifinalThiaguinho, Guerreiro, Fahel e Maicosuel são os curingas alvinegros
Danilo Santos RIO DE JANEIRO Entre em contato
Em 1º de março, o Botafogo derrotou o Resende e ganhou a Taça Guanabara. Neste domingo, às 16h, contra o mesmo rival, em Édson Passos, pode dar outro passo rumo ao título carioca, já que está em jogo a classificação para a semifinal da Taça Rio. Para obtê-la, precisará de seus curingas, que têm mudado o panorama das últimas partidas.
Não tem sido raro o Botafogo encontrar dificuldades no segundo turno. Assim, Ney Franco busca novas fórmulas de jogo para surpreender os adversários. E tem atletas fundamentais nesse processo: Fahel, Leandro Guerreiro, Thiaguinho e Maicosuel.
Vertáteis, eles têm dado boas opções ao treinador, que tem mudado esquema e posições desses jogadores durante as partidas, como na vitória por 3 a 2 sobre o Madureira. Fahel é um exemplo claro disso, já que tem atuado até como zagueiro.
- O futebol hoje exige que atletas possam jogar em várias posições. Para mim, é tranquilo atuar como zagueiro, já fiz essa função com o Ney anteriormente. Procuro dar equilíbrio ao time - explica.
Mas será que tantas alterações no decorrer de um jogo não deixam o time perdido? Fahel garante que de maneira alguma:
- Quando se está atento, não. Já joguei muito como zagueiro, mesmo sendo volante. Querer ajudar é um grande passo para as coisas acontecerem da melhor forma.
Ney Franco, que na última partida pôs até Maicosuel de atacante ao lado de Reinaldo e Victor Simões, trabalha essas variações até na hora de definir o substituto do capitão Juninho, suspenso.
- Vou esperar a recuperação do Wellington. Sem ele, já como opções recuar o Leandro Guerreiro ou Fahel, ou escalar Alex - diz.
Mesmo quem muda pouco de posição, como Emerson, que apenas sai da direita para a esquerda às vezes, já se acostumou.
- Antes, os times não vinham tão preparados. Agora, há esquemas prontos para nos marcar. Temos de buscar variáveis - crê.