Marlos Bittencourt Rio de Janeiro
No segundo encontro dos clubes campeões das Taças Brasil e de Prata, competições nacionais disputadas de 1959 a 1970, realizado na sede do Fluminense, nesta terça-feira, os envolvidos (Bahia, Cruzeiro, Botafogo, Palmeiras, Santos e o anfitrião Tricolor) voltaram a exigir da Confederação Brasileira de Futebol o reconhecimento como legítimos campeões brasileiros. Um dossiê de 200 páginas com a história dos títulos será enviado à CBF.

Fluminense recebe nas Laranjeiras a segunda reunião para a unificação dos títulos nacionais
Os representantes de Bahia e Palmeiras não compareceram. O presidente do Fluminense, Roberto Horcades, afirmou que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, se sensibilizará e reconhecerá estes clubes como campeões.
Confira como foi o primeiro encontro dos clubes. Clique aqui!
- O Brasil não pode ser dividido entre Taça Brasil, Taça de Prata e Campeonato Brasileiro. Ricardo Teixeira vai se sensibilizar e entender que os clubes merecem o reconhecimento – discursou Horcades.
Divulgação/Assessoria de Imprensa
Ex-jogadores do Fluminense exibem o troféu da Taça de Prata de 1970
O jornalista e pesquisador Odir Cunha, autor do dossiê, disse ainda não ter conversado com Ricardo Teixeira sobre o assunto. Ele lembrou também que não há qualquer registro desses títulos nos arquivos da CBF.
- Não podemos desprezar a história de ouro do futebol brasileiro. Queremos resgatar o que estão tentando esquecer. Nas minhas pesquisas não consegui encontrar qualquer registro na CBF, mas importantes jornalistas, jornais e revistas da época consideram estes clubes os verdadeiros campeões brasileiros – afirmou o jornalista Odir Cunha.
Vice-presidente do Cruzeiro, José Ramos de Araújo disse que se a CBF tiver vontade política para unificar os títulos, não haverá voz que se levante de forma contrária à decisão da entidade máxima do futebol nacional.
- Basta a CBF querer para fazer. É bom lembrar que estes seis clubes conquistaram em campo os títulos de campeões brasileiros. Contra fatos não há argumentos – disse o dirigente do Cruzeiro.
O próximo passo dos dirigentes dos clubes em questão será levar a discussão para Belo Horizonte e cidades do Norte e do Nordeste. O primeiro encontro foi realizado em São Paulo, na sede do Palmeiras.
Veja a lista dos campeões:
Taça Brasil
1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
Botafogo Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata)
1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense