Total de visualizações de página

Botafogo e Fla: ‘donos do Rio’ duelam, e Alvinegro pode faturar o Estadual

Rivais estiveram nas últimas finais que aconteceram no Carioca e decidem Taça Rio. Rubro-Negro precisa vencer para garantir mais dois jogos


Eduardo Peixoto e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro



Três anos, seis turnos, duas finais de Carioca. Nas oito ocasiões, algo em comum. Flamengo e Botafogo, juntos ou separados, marcaram presença. A dupla comanda o futebol carioca nos últimos anos e terá um novo round da rivalidade neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. A taça em questão será a Rio, mas se o Alvinegro ganhar leva para casa de lambuja o título estadual. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. A TV e a Rádio Globo transmitem para o Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, o Rubro-Negro saiu-se melhor quando encontrou o rival em momentos decisivos. Foi campeão da Taça Guanabara (2008) e bicampeão carioca (2007 e 2008) nos duelos. Cuca era o treinador alvinegro. Trocou de lado e tenta fugir do rótulo de vice. A torcida que o apoiava até o ano passado já avisou: “Vice é o Cuca”.

- Não vou enfiar a cabeça na privada se perder o título. Tenho 45 anos de idade e pretendo trabalhar até os 70. Não posso ser rotulado desta forma porque perdi dois títulos – disse o técnico, que apesar de ter sido liberado pelo TJD-RJ não vai ficar no banco de reservas neste domingo.

Vencer e comemorar Basta uma vitória para o Botafogo acabar com o campeonato. Campeão do primeiro turno, o time de Ney Franco, no entanto, teve uma semana decepcionante. Na quinta-feira, deu adeus à Copa do Brasil dentro do Engenhão ao perder nos pênaltis para o Americano. Os jogadores juram que não estão abalados.

- Nosso objetivo é conquistar logo este título domingo, mas sabemos que o Flamengo tem um time muito forte, com jogadores de altíssima qualidade. Motivação não nos falta. A nossa responsabilidade até aumentou porque fomos eliminados da Copa o Brasil – disse o apoiador Maicosuel, artilheiro do torneio com 12 gols.
O ataque com Victor Simões e Reinaldo tem raízes rubro-negras. Ambos foram revelados na Gávea, mas trocaram de lado e não demonstram apego ao passado.

- Isso acontece com muitos jogadores. Não sou o primeiro que inicia a carreira em um clube e acaba se destacando por outro. Sou jogador do Botafogo e não tenho de ficar pensando no Flamengo. Não guardo rancor por não ter ficado lá – declarou Victor. Na antevéspera do jogo, o Botafogo teve uma vitória nos tribunais. O lateral Alessandro e o zagueiro Juninho conseguiram efeito suspensivo e estão liberados.

Um time acostumado às finais Bicampeão estadual, o Flamengo aposta na mistura do “velho” e do “novo” em seu elenco. Grudados no dia-dia, Ibson e Emerson personificam bem esta variável. O primeiro tem 14 anos de clube. Acostumou-se à pressão de jogos decisivos.

- Ainda dá aquele frio na barriga e aquele arrepio. Mas com tantas partidas importantes eu aprendi a controlar a ansiedade – afirmou. Já o atacante estreou há três jogos. Declarou-se torcedor, emocionou-se, empolgou nos primeiros jogos e ganhou a vaga de Josiel no ataque. O resultado desta mistura será conhecido no início da noite deste domingo. Se conseguir derrubar o rival, o Flamengo garante a final do Carioca, com jogos dias 26 de abril e 3 de maio.


FLAMENGO
BOTAFOGO

Bruno; Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians, Kleberson, Ibson e Juan; Zé Roberto e Emerson.

Renan, Emerson, Juninho e Leandro Guerreiro, Alessandro, Fahel, Léo Silva (Welington), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões

Técnico: Cuca.
Técnico: Ney Franco.

Estádio: Maracanã.
Data: 19/04/2009.
Horário: 16h.
Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos Auxiliares: Ediney Guerreiro e José Luiz Roxo

Transmissão: A TV Globo transmite. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 16h (de Brasília).