Total de visualizações de página

Botafogo dá chocolate no Vasco no Maracanã e está na final da Taça Rio

Com show de Maicosuel, Glorioso pode ser campeão carioca já no próximo fim de semana. Equipe espera pelo vencedor do Fla x Flu

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro




O Botafogo massacrou o Vasco e venceu por 4 a 0 na noite deste sábado, no Maracanã, garantindo uma vaga na final da Taça Rio.

O Glorioso não tomou conhecimento dos 100% de aproveitamento do time da Colina no torneio e aplicou um chocolate na véspera da Páscoa. Agora, a equipe de General Severiano espera o vencedor do confronto entre Flamengo e Fluminense, neste domingo, para tentar conquistar em um jogo o Campeonato Carioca sem a necessidade de duas partidas decisivas, já que conquistou a Taça Guanabara.

Com show de Maicosuel, que marcou duas vezes e se tornou o artilheiro da competição, com 12, o Botafogo acabou com uma invencibilidade de 15 jogos do Vasco. O time da Colina não perdia desde o dia 24 de janeiro, quando foi derrotado pelo Americano, em São Januário, na estreia no primeiro turno.

Maicosuel e Thiaguinho colocam o Bota em vantagem

As duas equipes iniciaram a partida visivelmente nervosas, estudando cada movimentado dado pelo adversário. O primeiro lance de perigo aconteceu aos sete minutos, e foi a favor do Vasco. Elton rolou para Jeferson na entrada da área. O meia percebeu que estava completamente livre e chutou por cima do gol de Renan.

Porém, foi o Botafogo que quase abriu o marcador aos 13. Juninho cobrou falta da intermediária e acertou a trave direita do goleiro Tiago. Apesar de chutar menos, o time da Colina tinha mais posse de bola e rondava constantemente o gol de Renan.





Aos 18, o Botafogo abriu o marcador com um golaço de Maicosuel, o 100º do time desde que Ney Franco assumiu o comando, em julho de 2008. O meia passou por Paulo Sérgio e Amaral e já dentro da área acertou um belo chute de perna direita no ângulo esquerdo de Tiago. O goleiro bem que tentou, mas sequer encostou na bola.

O Vasco não sentiu o golpe e partiu em busca do empate. Aos 22, Rodrigo Pimpão recebeu no bico da grande área e chutou. A bola passou à esquerda de Renan e bateu na rede pelo lado de fora. Sete minutos depois, o Bota ampliou o marcador em um contra-ataque fulminante. Maicosuel tocou para Victor Simões, que apenas escorou para Thiaguinho. O ala entrou na área e tocou na saída de Tiago: 2 a 0.

Aos 45, o Vasco quase diminuiu. Ramon cobrou falta da esquerda, e o lance sobrou para Carlos Alberto. De costas para o gol, o meia acertou uma linda bicicleta, e a bola passou rente à trave esquerda de Renan.

Maicosuel e Gabriel completam o chocolate no Sábado da Aleluia

Na volta para o segundo tempo, Ney Franco foi obrigado a sacar Thiaguinho, lesionado. Gabriel entrou em seu lugar. Logo aos dois minutos, o Vasco teve uma ótima chance. Élton recebeu pelo lado esquerdo, entrou na área e chutou para fora, desperdiçando uma oportunidade de ouro. Três minutos depois, o mesmo Élton cruzou na cabeça de Nilton, que errou o alvo.




Aos oito, mais uma chance desperdiçada pelo Vasco. Paulo Sérgio cobrou falta da direita na cabeça de Nilton. O volante raspou, e a bola passou rente à trave direita de Renan. Um minuto depois, Leonardo, que já tinha um amarelo, deu um carrinho em Gabriel e foi expulso.

Com um jogador a menos, Dorival Júnior recuou Amaral para a zaga, mas de nada adiantou. Aos 16, Paulo Sérgio entregou o ouro mais uma vez para o Botafogo. O lateral-direito estava na marcação de Gabriel, mas conseguiu bobear e deixar o jogador chutar com força, sem ângulo, para marcar o terceiro e despachar o Vasco.

Em novo contra-ataque nas costas de Paulo Sérgio, o Botafogo deu sequência ao massacre. Victor Simões recebeu na entrada da área e passou para Maicosuel tocar na saída de Tiago. Aos 22, Dorival se rendeu e sacou Paulo Sérgio para a entrada de Mateus. Aos 31, Túlio Souza recebeu belo cruzamento e cabeceou para grande defesa do goleiro cruzmaltino, que evitou o quinto.

Sem muito o que fazer em campo, o Vasco tentava não levar mais gols para piorar o vexame, e o Botafogo assustava os rivais nos contra-ataques. E ficou por aí. No fim, em menor número, a festa na arquibancada foi dos alvinegros.

Ficha técnica:

VASCO 0 X 4 BOTAFOGO

Tiago, Paulo Sérgio (Mateus), Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jeferson e Carlos Alberto (Alan Kardec); Rodrigo Pimpão e Elton (Alex Teixeira).

Renan, Fahel, Juninho e Wellington (Túlio Souza); Alessandro (Batista), Leandro Guerreiro, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho (Gabriel); Reinaldo e Victor Simões.

Técnico: Dorival Júnior.
Técnico: Ney Franco.

Gols: Maicosuel, aos 18 minutos, e Thiaguinho, aos 29 minutos do primeiro tempo; Gabriel, aos 16 minutos, Maicosuel, aos 21 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Amaral, Leonardo (Vasco); Leandro Guerreiro, Wellington, Alessandro, Victor Simões (Botafogo). Cartão vermelho: Leonardo (Vasco).

Estádio: Maracanã.
Data: 11/04/2009.
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ).
Auxiliares: Claudio José de Oliveira Soares (RJ) e Ricardo Maurício Ferreira de Almeida (RJ). Renda: RS 1.096.229,50. Público: 66.255 pagantes