Total de visualizações de página

Fluminense vence o Botafogo de virada e garante vaga nas semifinais da Taça Rio

Com um jogador a menos e perdendo por 1 a 0, Tricolor reage e consegue os três pontos aos 45 minutos do segundo tempo com um gol de Conca

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Uma vitória que valeu por muitas. Com um gol marcado por Conca aos 45 minutos do segundo tempo, o Fluminense, que tinha um jogador a menos desde os 37, venceu por 2 a 1 o Botafogo neste sábado e garantiu vaga antecipada na semifinal da Taça Rio. Além disso, colocou fim a uma sequência de 11 clássicos sem vitórias e dois anos sem triunfo sobre o Alvinegro.

A partida começou às 20h30m, no momento exato que dezenas de países, inclusive o Brasil, aderiram à Hora do Planeta e apagaram suas luzes em protesto contra o aquecimento global.

Os refletores do Maracanã estavam acesos, mas dentro de campo, o clássico não teve brilho. Com muita chuva e pouco público, Fluminense e Botafogo mostraram pouca técnica no primeiro tempo.

Na arquibancada, a torcida tricolor era maioria, com pelo menos o dobro de público em relação à alvinegra. E foi o Fluminense quem teve as melhores oportunidades nos primeiros 45 minutos. Mesmo marcado individualmente, Thiago Neves foi o jogador mais perigoso, levando perigo a Renan em duas oportunidades. Aos 26 minutos, cobrou uma falta que obrigou o goleiro a fazer grande defesa.

Aos 33, assustou num chute de fora da área que passou perto do travessão. O Botafogo, que entrou em campo com Maicosuel fazendo dupla de ataque com Reinaldo, sentiu a falta exatamente do seu camisa 10 como homem de ligação. O Alvinegro insistia nas jogadas centralizadas, facilitando a marcação adversária. O volante Thiaguinho era a opção mais utilizada, mas poucas vezes ia ao fundo.

O maior mérito da equipe foi conseguir montar uma defesa sólida, formada pelos três zagueiros e três volantes escalados, mas que pouco produziu em termos ofensivos. Insatisfeito com o comportamento da equipe, Ney Franco promoveu duas mudanças no intervalo, montando o Botafogo com a formação que disputou grande parte dos jogos do Campeonato Carioca. Gabriel substituiu Léo Silva, atuando na lateral-esquerda, e Diego entrou para atuar ao lado de Reinaldo, com Maicosuel fazendo o papel de homem de ligação.

As alterações tiveram efeito imediato. O novo posicionamento fez Maicosuel crescer na partida, tornando-se o homem mais perigoso do Botafogo, que ganhou em poder ofensivo. Até os 15 minutos o camisa 10 teve pelo menos duas boas oportunidades de abrir o placar.

Mesmo acuado, o Fluminense continuava buscando o ataque, mas abusando dos toques laterais, sem objetividade. O Botafogo esperava um erro tricolor para sair nos contra-ataques e pegar a defesa adversária desprevenida.

Insatisfeito com o setor ofensivo, Carlos Alberto Parreira decidiu, aos 23 minutos, mudar a dupla de ataque, entraram os garotos Maicon e Alan. Mas menos de um minuto depois, o Alvinegro teve um pênalti a seu favor quando Maicosuel derrubou Leandro na área. O próprio camisa 10 cobrou, com direito a paradinha, abrindo o placar aos 26 minutos.

Mas o mau momento do Fluminense não havia parado por aí. Aos 37, foi a vez de Edcarlos ser expulso, depois de cometer falta em Thiaguinho. O zagueiro deixou o campo vaiado por sua própria torcida, mas discretamente aplaudido por Parreira à beira do campo. Na cobrança, Juninho mandou uma bomba, e Fernando Henrique defendeu com o pé.

Mesmo em desvantagem numérica, o Fluminense continuou a tentar igualar o placar e, se aproveitando da juventude de seu ataque, chegou ao empate aos 34 minutos, depois que Alan recebeu a bola de costas para o gol, girou e chutou forte, fazendo 1 a 1.

A torcida tricolor acordou e passou apoiar a equipe, que neste momento não parecia ter um jogador a menos. Do outro lado, o Botafogo continuava a atacar, mesmo que de forma menos organizada, com pouca objetividade. O Fluminense levava perigo, deixando inquieto até mesmo o normalmente tranquilo Carlos Alberto Parreira.

E quando parecia que o clássico terminaria em empate, o Fluminense garantiu o gol da vitória. Conca, em cobrança de falta que não aconteceu, chutou com força no canto direito de Renan, garantindo a vitória tricolor aos 45 minutos e a classificação antecipada para a semifinal da Taça Rio.

Ficha técnica:

FLUMINENSE 2 x 1 BOTAFOGO
Fernando Henrique, Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Jaílton, Maurício (Fabinho), Thiago Neves e Conca; Everton Santos (Maicon) e Roger (Alan).

Renan, Emerson, Juninho e Wellington (Gabriel); Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Léo Silva (Diego) e Thiaguinho; Maicosuel e Reinaldo.

Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Técnico: Ney Franco.

Gols: Maicosuel, aos 26, Alan, aos 34, e Conca, aos 45 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Edcarlos, Jaílton, Alan (Fluminense); Léo Silva, Emerson, Juninho, Maicosuel, Thiaguinho (Botafogo).
Cartões vermelhos: Edcarlos e Alessandro.

Público: 24.216 pagantes (26.696 presentes).
Renda: R$ 370.025,50.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Data: 28/03/2009.
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca.
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Vinícius da Vitória Nascimento.