Total de visualizações de página

Mudanças no Botafogo deixam a desejar em empate com o Grêmio

 

Substitutos de Seedorf e Elkeson, respectivamente, Vítor Júnior participa pouco do jogo e Rafael Marques não finaliza uma vez sequer em 90 minutos

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Depois de três derrotas seguidas, o técnico Oswaldo de Oliveira resolveu fazer mudanças para o jogo contra o Grêmio. Escalou Vítor Júnior no lugar de Seedorf, gripado, e deu uma oportunidade a Rafael Marques como titular, barrando Elkeson, um dos artilheiros do time no Campeonato Brasileiro, com oito gols.

Estatística            Rafael Marques Vítor Júnior
Finalização 0 1
Passes certos 7 9
Passes errados 3 3
Faltas recebidas 4 1
Roubadas de bola 1 0

A escalação inicial não deu o resultado esperado, e os jogadores escolhidos não produziram o suficiente. Vítor Júnior ficou em campo até os 18 minutos do segundo tempo, quando foi substituído por Seedorf. Ele participou muito pouco do jogo, com apenas 12 tentativas de passes e três erros, além de uma finalização. Em bem menos tempo, o holandês tentou 16 e errou dois, mas não finalizou.

A diferença nos números é ainda maior entre Vítor Júnior e Seedorf se comparado com o desempenho do holandês nos quatro jogos anteriores ao confronto com o Grêmio. Ele teve uma média acima de 33 passes nessa sequência, na qual o time empatou uma vez e perdeu três.

- Seedorf foi avaliado, e achei necessário que houvesse essa mudança. Ele já havia caído de produção no jogo passado e, com o estado febril e resfriado que apresentou, preferi quebrar essa sequência para entrar no mesmo nível de força dos adversários. Fiz essa opção de contar com ele nos últimos 25 minutos - disse Oswaldo.

VItor junior botafogo Anderson Pico Grêmio (Foto: Gustavo Granata / Agência Estado) 
 
VItor Junior ganhou a vaga de Elkeson, mas teve pouca participação (Foto: Gustavo Granata / Ag. Estado)
 
Já o atacante Rafael Marques ficou em campo durante os 90 minutos. No entanto, não conseguiu sequer uma finalização contra o gol defendido por Marcelo Grohe. O atacante também participou pouco do jogo. Sofreu quatro faltas e tentou dez passes, com três erros.

Nos quatro jogos anteriores ao confronto com o Grêmio, Elkeson conseguiu pelo menos uma finalização em cada um. Sua média nessa sequência foi de duas por partida. No Olímpico, o atacante entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de Márcio Azevedo, mas não conseguiu finalizar, assim como Rafael Marques.

Botafogo_8-ultimas_rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O Botafogo só conseguiu empatar o jogo em 1 a 1 aos 45 minutos do segundo tempo, com um gol de Bruno Mendes. O jovem atacante atuou pouco mais de dez minutos, tentou uma finalização e saiu de campo como herói. No total, o time finalizou 11 vezes, contra seis do adversário.

O próximo jogo do Botafogo é o clássico contra o Vasco, às 21h de quinta-feira, no Engenhão. O Alvinegro está na oitava colocação, com 41 pontos, nove atrás do rival, que está em quinto lugar.