Total de visualizações de página

Berço de Breno e Bruno Mendes, cidade de Cruzeiro quer reativar time

Local, que também revelou Rosinei, ex-Corinthians, tenta parceria para conseguir disputar a Segundona do Paulista e segurar talentos

 

Por Filipe Rodrigues Cruzeiro, SP

A escolinha de futebol de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, tem cerca de 2.500 alunos com idades entre sete e 18 anos. Foi desse celeiro que saíram nomes de peso no futebol nacional, como Breno, ex-zagueiro do São Paulo e Bayern de Munique; Bruno Mendes, destaque do Botafogo, e Rosinei, ex-Corinthians, que atualmente, defende o América do México.

Para tentar segurar valores como esses por mais tempo na cidade, a ideia da prefeitura de Cruzeiro é que, a partir do ano que vem, os garotos locais vistam a camisa de um clube profissional da cidade, antes de brilharem em times de maior expressão. A Secretaria de Esportes tem negociado com equipes descontentes com a estrutura de outras cidades, para ter um clube na Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2013.

Bruno Mendes comemora gol do Botafogo contra o Figueirense (Foto: Ag. Estado) 
 
Bruno Mendes marcou cinco gols nas últimas cinco partidas pelo Botafogo (Foto: Ag. Estado)
 
Até o final da década de 1980, Cruzeiro tinha um time profissional, que usava as cores verde e branca e tinha o apelido de Papagaio do Vale. Fundado em 1914, o clube existiu até 1987 e tem dois títulos estaduais no histórico: a Quinta Divisão, em 1978, e a Terceira Divisão, em 1981.

- A ideia é reativar o Papagaio do Vale. Há negociação com times, que estão fazendo visitas. A ideia é já disputar a Segunda Divisão de 2013 - diz Alexandre de Góes Pereira, secretário de Esportes e Cultura de Cruzeiro.

Breno jogando pelo Bayern de Munique (Foto: Divulgação) 
Breno jogando pelo Bayern de Munique
(Foto: Divulgação)
 
 
O estádio do clube é o campo Professor Virgílio Antunes de Oliveira Campo, conhecido como José da Bola. Na última semana, a Secretaria de Esportes de Cruzeiro se reuniu com o Manthiqueira, da cidade vizinha de Guaratinguetá. Mas o presidente da Laranja Mecânica do Vale afirmou não ter interesse em se mudar e perder os torcedores do Guará.

Sem citar nomes, Alexandre diz que tem negociações avançadas com dois clubes e que espera definir o representante de Cruzeiro até a próxima semana. Depois disso, dará entrada na papelada junto à FPF, que poderá acatar ou negar o pedido.

Jogadores do Cruzeiro Futebol Clube, campeão da terceira divisão Paulista em 1981 (Foto: Arquivo pessoal) 
 
Jogadores do Cruzeiro Futebol Clube, campeão da terceira divisão Paulista em 1981 (Foto: Arquivo pessoal)