Total de visualizações de página

Árbitro é escalado para dois jogos em 24 horas: 'Não é normal', diz Conaf

André Luiz de Freitas foi escalado para Figueirense x Botafogo, quarta, e Flu x Coritiba, na quinta. Aristeu Tavares diz que não há necessidade de troca

 

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro

André Luiz de Freitas Castro juiz de futebol (Foto: Fabio Motta / Ag. Estado) 
André Luiz de Freitas Castro apitará duas partidas
em menos de 24h (Foto: Fabio Motta / Ag. Estado)
 
 
Uma situação inusitada marca a arbitragem para Fluminense x Coritiba, nesta quinta-feira, às 21h, válido pela 33ª rodada. Sorteado para arbitrar o jogo do líder do Campeonato Brasileiro, o juiz André Luiz de Freitas Castro apitará nesta quarta Figueirense x Botafogo, às 22h, pela 32ª rodada. Isso significa que ele terá, além do esforço físico que exige a partida em Santa Catarina, que encarar uma viagem de 1.186 quilômetros até o Rio de Janeiro para estar em campo em menos de 24 horas.

- Isso não é normal, mas foi o possível para fazer, já que a rodada foi antecipada. É a mesma coisa o Neymar, que jogou na Inglaterra (pela seleção brasileira) e voltou de avião para jogar (pelo Brasileiro). Foi necessário porque foi sorteio. Não há nenhum impedimento. Ele (André Luiz de Freitas) está bem, já conversamos - disse o presidente da Comissão da Arbitragem da CBF (Conaf), Aristeu Tavares.

Isso não é normal, mas foi o possível"
Aristeu Tavares, presidente da Conaf
 
Vale lembrar que a CBF divulgou em seu site, no dia 28 de setembro, as datas da 33ª rodada. Ou seja, há cerca de um mês já estava definido dia do confronto. Questionado se havia a possibilidade de alterar o árbitro da partida, Aristeu Tavares disse não haver necessidade:

- Não. Até porque não há a necessidade. Se houvesse necessidade, ele não entraria no sorteio.

Fluminense e Coritiba se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão, em jogo válido pela 33ª rodada. André Luiz de Freitas arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 384 faltas (média de 32 por jogo), aplicou 62 amarelos (média de 5,2 por jogo), um vermelho (média de 0,08 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,17 por jogo). O campeonato tem média de 4,98 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Fluminense 3 x 1 Santos (22ª rodada) e Coritiba 2 x 1 Grêmio (13ª rodada).