Total de visualizações de página

Botafogo tem aproveitamento pior após a entrada de Seedorf no time

Apesar de o desempenho do holandês ser bom, equipe caiu de rendimento na segunda metade do primeiro turno

 

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro
 

Seedorf e Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo) 
Seedorf conversa com Oswaldo no treino do Bota
(Foto: Jorge William / Ag. O Globo)
 
 
Seedorf estreou com a camisa do Botafogo na 11ª rodada do Brasileiro, na partida contra o Grêmio, com uma grande festa no Engenhão. Na ocasião, o Alvinegro acabou sendo derrotado por 1 a 0. De lá para cá, o holandês esteve em campo em todas as outras nove partidas, mas, apesar de ter tido um bom desempenho individual, o aproveitamento de pontos do time caiu.

Ao fim da décima rodada, o Bota era o quinto colocado com 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e três derrotas - 56,6%). Agora, ao fim da vigésima, tem 28 pontos (três vitórias, dois empates e cinco derrotas - 46,7%). Apesar do reforço de Seedorf, outros aspectos podem servir para explicar a queda de rendimento do time.

Na segunda metade do primeiro turno, o Bota já não contava com peças importantes que foram negociadas, como Herrera, Loco Abreu e Maicosuel. O argentino foi o primeiro a deixar o clube, após a vitória sobre o Inter por 2 a 1, no Beira-Rio. Os outros dois saíram depois da sexta rodada, após a derrota para a Ponte Preta. As peças de reposição, além de Seedorf, foram Lodeiro e Rafael Marques.

Mas ultimamente talvez a maior dificuldade do técnico Oswaldo de Oliveira seja com lesões e a impossibilidade de escalar força máxima. Recentemente, Márcio Azevedo, Fellype Gabriel, Vítor Júnior, Antônio Carlos, Andrezinho, Marcelo Mattos, Lucas Zen e Rafael Marques ficaram fora de combate. Apenas os dois primeiros já estão à disposição novamente.

Neste domingo, o Bota tem a chance de tentar iniciar uma recuperação e aliviar a pressão em cima de Oswaldo de Oliveira. A equipe enfrenta o Coritiba no Engenhão, que pode se tornar um ambiente hostil caso o resultado não seja favorável para o Alvinegro.