Total de visualizações de página

Juventude alvinegra ganha espaço depois de vitória sobre o Coritiba

Revelações das categorias de base do Botafogo ganharão nova chance como titulares no confronto com o Cruzeiro, quarta-feira, em Belo Horizonte

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Dória, de 17 anos, Jadson, de 19, e Gabriel, de 20, foram titulares na vitória do Botafogo por 2 a 0 sobre o Coritiba, neste domingo. A entrada dos três jogadores aconteceu por uma série de circunstâncias, mas ajudou a quebrar uma sequência de três jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. O trio deve ser mantido para o confronto com o Cruzeiro, na quarta-feira, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Os três jogadores são revelações das categorias de base. Dória entrou na vaga de Brinner, que vinha substituindo Antônio Carlos, machucado. O volante Jadson ganhou a vaga de Amaral, e Gabriel, que atua como lateral-direito e volante, aproveitou a brecha deixada por Seedorf, vetado poucas horas antes do jogo com o Coritiba.

Doria botafogo marcel coritiba  (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado) 
 
Dória, de 17 anos, assumiu a vaga de titular do Botafogo (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)
 
O técnico Oswaldo de Oliveira elogiou os três jogadores. Para o próximo jogo, ele terá a volta de Seedorf, mas não contará com Lodeiro, convocado para defender o Uruguai. Com isso, a zaga será formada por Fábio Ferreira e Dória novamente, e o meio-campo terá Jadson, Gabriel, Seedorf, Fellype Gabriel e Renato, que ainda depende de uma avaliação, pois deixou o campo com dores na coxa esquerda.
- Fiquei muito feliz. Era algo já esperado, pois os meninos estão trabalhando conosco e ganhando confiança, experiência e entrando uma vez ou outra. É assim que se forma um profissional, com um bom trabalhado nas categorias de base, estimulado pelo presidente e todos que trabalham lá. Temos mais quatro meninos que chegaram nessa semana participando desse projeto. É a renovação com a prata da casa - disse Oswaldo.

Mais jovem entre os três, Dória fez apenas seu quarto jogo como profissional. Coincidentemente, sua estreia aconteceu contra o Coritiba, na vitória por 3 a 2, no Couto Pereira, no primeiro turno, quando foi titular. Agora, contra o mesmo rival, começou jogando mais uma vez.

- Desde a primeira vez que tive o Dória comigo, ele teve minha confiança de imediato. Foi até melhor do que na outra vez. Entrou no lugar do Brinner, que nos três jogos em que atuou sentiu algum problema físico. No último, não pude tirá-lo pois já havia feito as três substituições. Depois desse jogo (contra o Coritiba), vamos dar mais condição ao Dória, que vai seguir jogando até a volta do Antônio Carlos.
Há uma possibilidade forte de que continuem, principalmente pela saida do Lodeiro. Acho que é uma tendência que cresçam se forem repetidos ali. Mas ainda preciso ter uma ideia mais convicta do que vou fazer"
Oswaldo de Oliveira
 
No meio-campo, Jadson já se tratava de um jogador mais experimentado, que foi titular em boa parte da temporada. Gabriel foi a surpresa da escalação na ausência de Seedorf. Oswaldo acredita que os dois jogadores possam evoluir atuando juntos com mais frequência.

- Jadson tem repetido boas atuações. Ele é dinâmico, faz a equipe funcionar com mais velocidade, é muito promissor. Há uma possibilidade forte de que continuem, principalmente pela saída do Lodeiro. Acho que é uma tendência que cresçam se forem repetidos ali. Mas ainda preciso ter uma ideia mais convicta do que vou fazer - disse Oswaldo.