Total de visualizações de página


Troféu Armando Nogueira


Seedorf dá show e é o craque da rodada#22 com a maior nota do ano

Meia holandês tem atuação espetacular na vitória do Botafogo sobre o Cruzeiro e é avaliado com 9,5. Wilson e Elano também se destacam

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 


O torcedor do Botafogo aguardava por esse momento desde o dia 6 de julho, quando Clarence Seedorf chegou ao aeroporto do Rio de Janeiro. Uma atuação de encher os olhos, que valeu o ingresso e demonstrou a grandeza do futebol praticado por um craque da bola. O que fez o holandês diante do Cruzeiro, em Minas Gerais, deve ser lembrado por algum tempo pelos alvinegros. Foram dois gols e uma assistência "de cinema", após uma arrancada e um lançamento perfeito que deixou Jadson na cara do gol para dar números finais à vitória de 3 a 1. A nota 9,5, a maior até agora no Troféu Armando Nogueira 2012, demonstra a importância da exibição do veterano jogador, de 36 anos.
 
Quem também arrebentou na rodada foi Wilson, goleiro do Figueirense, que garantiu o triunfo do time catarinense sobre o Corinthians por 1 a 0 ao praticar seis grandes defesas durante a partida. Além de ajudar a equipe a sair da lanterna da competição, ainda recebeu nota 8,5. Elano parece ter reencontrado o bom futebol no Sul. Diante do Atlético-GO ele marcou os dois gols que garantiram a vitória por 2 a 1 diante de um Olímpico lotado e deixou o Grêmio ainda mais na briga pelo título do Brasileirão.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.

Seleção da 22ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
GOLEIROS

A defesa já nos acréscimos que salvou o que seria o empate do Corinthians  foi apenas uma das seis defesas difíceis de Wilson, que garantiram a vitória do Figueirense por 1 a 0. O torcedor do time catarinense tem muito a agradecer ao goleirão, que ajudou a equipe a sair da lanterna do Brasileirão. Com isso, ele foi avaliado com 8,5, o melhor da posição. Vale destacar também as grandes atuações de Marcelo Grohe e Edson Bastos, que garantiram os triunfos de Grêmio e Ponte Preta, respectivamente. Ambos receberam nota 8,0 dos avaliadores.

LATERAL-DIREITO

Improvisado na lateral-direita, Correa surpreendeu. Além de marcar o gol que abriu o caminho para a vitória do Palmeiras por 3 a 1 sobre o Sport foi o principal articulador das jogadas da equipe no ataque, junto com Tiago Real, e demonstrou muita segurança na defesa. Foram três roubadas de bola na conta do volante, que deu mostras a Felipão que pode ajudar a equipe no setor. Nota 8,0 para o palmeirense. Outro que também deu conta do recado, improvisado na posição, foi Marino, do Atlético-GO. Com boa atuação diante do Grêmio ele recebeu nota 7,0.

ZAGUEIROS
Ferron, zagueiro da Ponte (Foto: Carlos Velardi/ EPTV) 
Ferron foi um dos destaques da Ponte contra o Fla
(Foto: Carlos Velardi/ EPTV)
 
A dupla de zaga da seleção da rodada se destaca por terem ajudado suas equipes a não sofrerem gols fora de casa. Apesar do grande número de desfalques importantes, o Atlético-MG enfrentou o Bahia e praticamente não levou sustos. A boa atuação de Leonardo Silva, que anulou Souza no ataque baiano, foi fundamental para a defesa do Galo não ter sido vazada durante o empate de 0 a 0. Na mesma situação, Ferron conseguiu levar a melhor no duelo diante Vagner Love. O zagueiro da Ponte Preta foi providencial para que a equipe saísse da partida sem levar gols e vencer por 1 a 0 o Flamengo. Ambos receberam nota 7,0. Gilberto Silva (Grêmio) e Dória (Botafogo) foram outros que se destacaram na posição.

LATERAL-ESQUERDO

O gol foi a coroação de uma grande partida do lateral Uendel, da Ponte Preta. Com ótima participação, ele levou a melhor sobre Leonardo Moura quando chegou ao ataque e na contenção dos avanços rubro-negros. Com participação direta no ótimo resultado sobre o Flamengo, ele recebeu nota 7,0 dos avaliadores e foi o melhor de sua posição na rodada. Quem também teve boa participação foi Helder, do Figueirense, um dos melhores em campo na vitória sobre o Corinthians, além de ter dado o passe para o gol de Caio.

VOLANTE

O elogio de Seedorf no fim da partida explica a boa atuação e a presença de Jadson como o melhor volante da 22ª rodada. O jovem atleta do Botafogo foi um "motorzinho" no meio-campo alvinegro, com ótima participação defensiva e boas chegadas no ataque. O jogador ainda foi coroado com um belíssimo gol . Após receber um lançamento primoroso do meia holandês, ele driblou o goleiro Fábio e tocou para a rede, como um verdadeiro centroavante, dando números finais à vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro. Com isso, ele recebeu nota 7,5 dos avaliadores. Rivaldo, do Sport, também merece destaque pela boa partida diante do Palmeiras, apesar da derrota. O volante marcou um belíssimo gol e teve avaliação semelhante à do botafoguense.

MEIAS


Na 13ª partida de Seedorf com a camisa do Botafogo, o holandês teve atuação que fez o torcedor alvinegro esquecer o ídolo recente que usava o místico número nas costas. Com dois gols e uma linda jogada que originou o terceiro gol, ele foi decisivo no placar final e atingiu a maior nota do Armandão na atual temporada: 9,5. Brilhou também a estrela de Elano, que, diante do Atlético-GO, marcou dois gols, decidiu a partida para o Grêmio e recebeu nota 8,0. Destaques também para Tiago Real, do Palmeiras, Fellype Gabriel, do Botafogo, e Ananias, da Portuguesa, todos avaliados com 7,5.

ATACANTES


A chegada de Bruno Mineiro mudou o rumo da Portuguesa no Campeonato Brasileiro, hoje em 11º lugar. O atacante chegou a oito gols na competição, somando os dois que marcou sobre o Coritiba, providenciais para a vitória da equipe por 3 a 0 . A atuação decisiva lhe rendeu 8,5 na opinião dos avaliadores. Quem também arrebentou foi Wellington Nem, do Fluminense. O jogador marcou duas vezes na vitória sobre o Santos por 3 a 1 e foi o grande destaque da equipe, que assumiu a liderança do Brasileirão, recebendo nota 7,5. Com boa participação e um belo gol, Dagoberto foi o principal jogador do Internacional no empate com o São Paulo, no Morumbi. Assim, teve avaliação semelhante ao atleta do Flu. Vale destacar também Obina, do Palmeiras, e Caio, do Figueirense, que fizeram gols e tiveram boas avaliações na rodada.