Total de visualizações de página

Bota enfrenta histórico para manter vivo o sonho de jogar a Libertadores

Clube não participa da competição desde 1996 e luta contra retrospecto de queda no segundo turno do Brasileiro para alcançar o seu objetivo principal

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Fellype Gabriel  botafogo treino (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com) 
Fellype Gabriel aposta na recuperação do time
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Desde 1996, o Botafogo não disputa a Taça Libertadores. Por isso, conseguir a vaga para a competição vem se tornando uma obsessão cada vez maior, principalmente com a particiação sucessiva de seus rivais estaduais. A partir de 2007, o clube começou a flertar com a vaga, passando boa parte das rodadas próximo da sonhada zona de classificação para voltar a fazer parte da elite sul-americana.
No momento, a distância é grande, de sete pontos, para o quarto colocado (Vasco), que hoje seria o último classificado para a Libertadores. A preocupação é com o histórico no Campeonato Brasileiro. Com exceção de 2009, quando brigou para não ser rebaixado, o time se colocou como candidato a uma vaga a  partir de 2007, mas o segundo turno acabou se transformando no calcanhar de Aquiles e pôs fim ao sonho ano após ano.

- Precisamos pensar no G-4. Não vencemos nos últimos três jogos e precisamos encostar nesse grupo para pensarmos em alguma coisa. Em relação ao título, está muito longe, isso é visível, mas ainda podemos entrar no G-4 - comentou Fellype Gabriel, que deve voltar ao time contra o Coritiba, domingo, no Engenhão, depois de três jogos fora por lesão.

Em comparação com a edição deste ano, o Botafogo esteve em melhores condições desde 2007, com exceção de 2009, mas acabou sofrendo uma queda de rendimento na parte final, terminando longe da zona de classificação da Libertadores. Para se ter uma ideia, a segunda melhor campanha no segundo turno nos últimos cinco anos foi justamente em 2009, quando lutou contra o rebaixamento e somou 27 pontos, finalizando no 15º lugar. A melhor aconteceu em 2010, quando fez mais 28 e, no entanto, caiu do quinto para o sexto lugar entre o primeiro o segundo turno.

No momento, o Botafogo está longe de correr riscos de rebaixamento, ocupando a oitava colocação, com 28 pontos, a segunda menor desde 2007 ao fim do primeiro turno (que terminou no empate em 0 a 0 com o Flamengo). No entanto, a situação serve de alerta para evitar uma acomodação, já que o time, por enquanto, está no limbo, ainda distante das duas zonas mais quentes da competição.

- Precisamos buscar o que tem para cima. Não podemos deixar de acreditar. Estamos em uma zona intermediária. Vamos trabalhar e nos esforçar para o Botafogo vencer os jogos e chegar ao G-4 - avisou Fellype Gabriel.

Ano 1º turno (pontos) Posição 2º turno (pontos) Posição final
2007 33            55           
2008 31 53
2009 20 15º 47 15º
2010 31 59
2011 34 56