Total de visualizações de página

Botafogo busca mudar história na Copa do Brasil

Clube não tem bom retrospecto na competição, mas jogadores do elenco alvinegro não temem o fantasma histórico e tentam vencê-lo


Loco Abreu - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)  
Loco Abreu - atacante retorna ao time e é esperança de gols do Botafogo para conseguir a vaga à segunda fase (Foto: Alexandre Loureiro)
 
LANCEPRESS!
Rio de janeiro (RJ) 
 
Botafogo e Copa do Brasil. Os dois nomes lado a lado lembram eliminações traumáticas, mas também remetem esperança. Em 2012, o campeonato é visto como prioridade pelo clube, mas o empate por 1 a 1 com o Treze (PB) no jogo de ida, logo na primeira fase, despertou tristeza de novo. Nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão, com transmissão em tempo real pelo LANCENET, é dia de jogar contra um fantasma histórico e vencê-lo de uma vez por todas.

O que diferencia o Botafogo atual dos outros tantos que fracassaram nos últimos 23 anos de Copa do Brasil é o estado de espírito. Agora, mesmo vinda de tropeço fora, a equipe está instruída a jogar com otimismo de sobra. A ordem é do técnico Oswaldo de Oliveira, que revelou:

- Não deixo totalmente de lado o histórico do Botafogo na competição, mas não é algo que traumatize. Não queremos atrair coisas ruins para a gente. Nossa intenção é jogar sem estresse - disse o treinador.

Na última quarta-feira, o vicepresidente de futebol do Botafogo, André Silva, afirmou que a eliminação na Copa do Brasil seria um "desastre" e isso afetaria o planejamento do clube para o restante da temporada. Porém, nem mesmo toda pressão parece ter assustado o elenco.

Apenas em 1997, diante do Vitória(BA), o Botafogo caiu na primeira fase. Porém, foi eliminado na segunda fase por quatro vezes nos últimos sete anos. Para esta quarta, Loco Abreu, ícone no título estadual de 2010, está pronto, sem dor muscular. Que o histórico triunfal inspire, que os antigos tropeços virem passado, enfim.

Histórico ano a ano do Botafogo na Copa do Brasil

1990 - Oitavas - Bahia

1991 - Quartas - Coritiba

1996 - Oitavas - Paraná Clube

1997 - 1ª fase - Vitória

1998 - Oitavas - Palmeiras

1999 - Final - Juventude

2000 - Quartas - Cruzeiro

2001 - fase - Remo

2002 - Oitavas - Paraná Clube

2003 - Oitavas - Goiás

2004 - 2ª fase - Gama

2005 - 2ª fase - Paulista

2006 - 2ª fase - Ipatinga

2007 - Semi - Figueirense

2008 - Semi - Corinthians

2009 - 2ª fase - Americano

2010 - 2ª fase - Santa Cruz

2011 - Oitavas - Avaí