Total de visualizações de página

Único a vencer Bota de Caio Jr, Fla será esmiuçado antes do clássico

Treinador alvinegro destaca importância de análise dos pontos fortes do rival, mas sem deixar de lado aspecto emocional

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
caio junior botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / AGIF) 
Caio Júnior: estudo sobre o Fla antes do clássico
(Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
O Flamengo foi a única equipe a vencer o Botafogo com Caio Júnior à beira do campo. Por isso, a derrota por 2 a 0, no dia 10 de abril, pela Taça Rio, será detalhada antes do reencontro, neste domingo, agora pelo Campeonato Brasileiro. Com poucas mudanças nos dois times desde então, o treinador alvinegro pretende usar o último duelo como base de estudos para dessa vez levar a melhor.

- Precisamos analisar bem o que aconteceu no último jogo contra o Flamengo, uma equipe que tem como característica uma grande qualidade individual. Há jogadores que podem desequilibrar a partida a qualquer momento. É preciso levar isso em consideração para sabermos como marcá-los. Se entendermos bem a parte tática do adversário, teremos mais chances de vencê-lo - observou Caio Júnior, que cumpriu suspensão e não esteve em campo na derrota para o Palmeiras, pela primeira rodada do Brasileirão.

O treinador, entretanto, ao mesmo tempo sabe que não são apenas os aspectos técnicos que regem um clássico. Caio Júnior admite que a questão emocional também será um tópico a ser trabalhado ao longo da semana.

- Quanto antes o nosso time conhecer o adversário, melhor. O clássico tem algo de diferente, que mexe com o lado emocional de todos. É um jogo mais comentado pela imprensa, e a torcida fica mais ansiosa. É preciso estar atento a tudo isso - disse.

Mas Caio Júnior ressalta que, apesar da grande preocupação com o adversário, não abrirá mão de ver o Botafogo manter-se fiel ao seu estilo de jogo. Afinal, além de um clássico, a partida deste domingo é encarada como mais uma das 38 decisões que representam cada rodada do Campeonato Brasileiro.

- Com a bola, o Botafogo precisa ser um time com coragem, que busca o gol até o fim da partida. O torcedor considera muito importante a vitória sobre um rival. Mas, numa visão realista, é uma partida que vale os mesmos três pontos das outras. No fim, o que pesa é o percentual que pretendemos. Em quatro partidas do Brasileiro, nosso aproveitamento é de 58% (sete pontos ganhos em 12 disputados). Se mantivermos os 60%, vamos chegar na reta final brigando por uma vaga na Libertadores - analisou.