Total de visualizações de página

Flamengo x Botafogo: rivalidade que cresce a cada campeonato

Times se enfrentam neste domingo, no Engenhão, pela quinta rodada do Brasileiro. Fla não perde para o Bota na competição há quase 11 anos

Por Gustavo Rotstein e Richard Souza Rio de Janeiro
Flamengo x Botafogo sempre dá o que falar. Não importa o campeonato. É certeza de que a segunda-feira será de debate sobre mais um episódio da rivalidade que se acirra cada vez mais. O tema que ronda o jogo deste domingo, pela quinta rodada do Brasileirão, é o tabu que o Rubro-Negro ostenta. Os alvinegros não comemoram uma vitória sobre o adversário na competição desde o século passado. A mais recente foi em outubro de 2000, há quase 11 anos. Nas últimas 16 partidas, oito vitórias do Fla e oito empates. Vale a ressalva de que em 2003 não houve confronto pelo nacional, já que o Glorioso estava na Série B.   

- Isso não faz diferença. O Botafogo tem uma grande equipe - disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.
Tabu à parte, o técnico Caio Júnior vê sua equipe mais preparada. A derrota por 2 a 0 para o Flamengo, em abril, deixou o time com um pé fora da semifinal da Taça Rio – situação que viria a ser confirmada na rodada seguinte. Era apenas a quarta partida do treinador no comando do Alvinegro, e o resultado diante do maior rival agravou o clima de instabilidade no clube. No reencontro, Caio se mostra confiante.

- Nosso momento é melhor do que o da última partida contra o Flamengo. Eu me sinto mais preparado e vejo a equipe pronta.

O momento do Botafogo é melhor que o do Flamengo, como indicam as posições na tabela - 5º contra 11º. O clássico começa às 16h (de Brasília), no Engenhão. Felipe Gomes da Silva (RJ) apita, auxiliado por Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real. O PFC 3 e PFC HD transmitem.

montagem botafogo flamengo treino (Foto: Divulgação) 
Nos rachões de sábado, rubro-negros e alvinegros se divertiram (Foto: Divulgação)
header o que esta em jogo
Flamengo: três empates seguidos (com Bahia, Corinthians e Atlético-PR) tiraram o sossego do Flamengo. A semana foi de questionamentos no Rubro-Negro, que está apenas um ponto atrás do Botafogo, mas seis posições abaixo. A equipe precisa voltar a vencer para aliviar as críticas e não deixar que os líderes se distanciem ainda mais.

Botafogo: o objetivo do Botafogo é se manter com 60% de aproveitamento para se estabilizar na zona de classificação da Libertadores. Atualmente na quinta posição da tabela, o Alvinegro buscará a vitória para chegar ao G-4 logo no início do Brasileirão.

header as escalações 2
Flamengo: na quinta-feira, Deivid no lugar de Wanderley no ataque. Na sexta, com portões fechados, chance para Diego Maurício. Vanderlei Luxemburgo fez mistério sobre o companheiro de Ronaldinho na frente. O técnico também testou o garoto Luiz Antônio, de 20 anos, na vaga de Darío Bottinelli no meio-campo. Com mais um volante, fortaleceria a marcação. No entanto, a tendência é que só o ataque sofra alteração. O time provável: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Junior Cesar; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho e Diego Maurício (Deivid).

Botafogo: o técnico Caio Júnior comemora o fato de escalar os mesmos jogadores pelo segundo jogo consecutivo. Será o último compromisso do goleiro Jefferson antes de se juntar à Seleção Brasileira que disputará a Copa América. O Botafogo vai a campo com a seguinte formação: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Lucas Zen, Everton e Elkeson; Maicosuel e Herrera.
quem esta fora
Flamengo: o meia Fierro serve a seleção do Chile na preparação para a Copa América.

Botafogo: o atacante Loco Abreu e o volante Arévalo estão com a seleção do Uruguai que se prepara para a Copa América.

header pendurados
Flamengo: Willians.
Botafogo: Marcelo Mattos.


header fique de olho 2
Flamengo: titular ou não, observe Diego Maurício. Convocado para a Seleção Brasileira que vai disputar o Mundial sub-20 na Colômbia, o atacante jogou pouco no Brasileirão, mas conseguiu ser mais efetivo que Deivid e Wanderley: um gol e duas assistências.

Botafogo: pela primeira vez desde o primeiro jogo da final do Carioca de 2009, Maicosuel enfrenta o Flamengo. O meia, que na última quinta-feira completou 25 anos, não esconde a motivação especial por encarar o maior rival do Botafogo e, em caso de vitória, comemorar.
header o que eles disseram
Léo Moura, lateral-direito do Flamengo: "Temos que pensar que esse jogo do Brasileiro vai nos dar mais moral ainda. O Botafogo ficou fora das finais do Carioca, se preparou para fazer uma boa campanha. Deixamos alguns pontos para trás e temos de recuperar. Vai ser um grande jogo, um grande clássico, como sempre foi. Temos de estar sempre atentos para não sermos surpreendidos."

Caio Júnior, técnico do Botafogo: “Tenho muito respeito pelo Vanderlei Luxemburgo. Ele é taticamente inteligente e capaz de mudar a equipe ainda no primeiro tempo. Para mim, é uma grande motivação pelo nível do jogo. Além disso, nosso momento é melhor do que quando enfrentamos o Flamengo pela última vez. Eu também me sinto melhor preparado." 

header números e curiosidades

* Computando apenas os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo não vence o Flamengo há 11 anos (ou 16 partidas). A última vitória alvinegra aconteceu no dia 7 de outubro de 2000, pelo placar de 3 a 1.
* Nos últimos 62 jogos entre as duas equipes, apenas dois deles terminaram com vitórias superiores a dois gols de diferença.
* O primeiro confronto entre Flamengo e Botafogo em Campeonatos Brasileiros aconteceu dia 14 de afgosto de 1971. Cerca de 24 mil pessoas assistiram o empate em 1 a 1.

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

header último confronto v2 
 O último confronto entre Flamengo e Botafogo ocorreu no dia 10 de abril, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, 21.422 pessoas estiveram no Engenhão para acompanhar a vitória rubro-negra por 2 a 0. O grande destaque da tarde de domingo foi o meia Thiago Neves, que marcou os dois gols. O árbitro da partida foi Wagner Nascimento Magalhães.