Humberto Cottas foi ao Clube Botafogo e comentou com Marcelo Guimarães, Diretor Comercial e Marketing, que queria que uma carta que ele havia escrito para o jogador Alessandro, fosse entregue a ele. Marcelo então disse: "Porque não fala diretamente com o Maurício? " E ele foi, já que frequenta o Clube com sua família e está, sempre que pode, em contato com o presidente. Comentou com o Maurício a mesma coisa:da vontade de que a carta que havia escrito ao jogador Alessandro, fosse entregue a ele. Maurício então foi com o Humberto ao campo onde Alessandro estava treinando e no término, Humberto pôde entregar essa carta em mãos e o Alessandro leu ali...E ficou muito emocionado...e agradecido por ver que um sócio, frequentador de General Severiano, torcedor de ir a todos os jogos, ver nele o que está escrito nessa carta que transmito abaixo:
"Confesso que quando você chegou ao clube em 2007 e ocupava a condição de reserva do Joilson, não tinha confiança em seu futebol. Por vezes entrava no time e não chegava a ter grandes atuações convincentes, o que aumentava minha desconfiança e má vontade em querer vê-lo no time. Talvez algumas atuações não muito boas que tenha tido em alguns jogos (o que é absolutamente normal para qualquer atleta), possa ter desencadeado uma cisma de boa parte da torcida contra o seu futebol. No entanto, diante da sua perseverança, de sua garra e do amor que você desenvolveu pelo Botafogo, passei a admirá-lo como jogador e como pessoa. E não somente por tudo isso, mas também por belíssimas atuações que você teve envergando nossa camisa 2. Foram muitas e especialmente em grandes clássicos decisivos. Uma das melhores foi na semifinal de 2008, naquele 2 x 0 sobre o Fluminense no Maracanã e fui um dos que gritou o seu nome a plenos pulmões nas arquibancadas do Maracanã. Fora o fato de que você sempre teve atuações brilhantes contra o arquirrival Flamengo. Não me esqueço dessas coisas e saiba que não sou o único.
Na final da Taça Rio do ano passado, que nos deu o Carioca de 2010, assisti ao jogo nas arquibancadas amarelas, do lado direito da nossa meta, ou seja, atrás da reta da sua posição de lateral direito durante o segundo tempo. Quando te deram aquele amarelo, o Andrade colocou o Vinicius Pacheco para cair pelo seu lado com grande velocidade. Pensei logo: ferrou, o Alessandro vai fazer falta e será expulso ao levar o segundo amarelo. Para minha surpresa, você não caiu naquela armadilha e combateu com sucesso, impávido, parando tudo na bola e com antecipações perfeitas. Foi decisivo para garantir nossa vitória, assim como o bravo Fahel, outro guerreiro injustiçado por nossa torcida. Entraram para a história de um clube glorioso, fique certo disso.
Mesmo assim, parte desta nossa incompreensível torcida ainda se mostra insatisfeita. Diante de tal absurdo, você ainda demonstra outra gigantesca virtude: a de não se abalar e de respeitar o torcedor e a instituição, sem rebater ninguém com agressões de qualquer natureza. Saiba que isso é para poucos, caro Alessandro. Por muito menos, já vi jogadores com futebol muito menor do que o seu, responderem ao torcedor com agressividade e insensatez. Com sua altivez, seriedade e responsabilidade, evitaste um trágico desfecho no aeroporto quando aqueles imbecis interpelaram você e outros do elenco daquela forma grotesca e ridícula. Resolvi escrever estas palavras ao ver entrevista recente, na qual você deixava bem claro a sua mágoa diante de tantas críticas pesadas, manifestando a tendência em não continuar no clube após o fim do contrato, que você insiste em cumprir até o final, dando mais uma prova de grandeza de caráter e amor incondicional ao Botafogo. Respeito sua decisão em sair ao final do ano, mas saiba que se isso ocorrer, terá cumprido o seu papel com dignidade e competência. Mantenha o ânimo e toda sua coragem para continuar a defender nosso clube até o final da temporada (e por mim, que continue na próxima)."
* Humberto Cottas é Médico Oncologista, Sócio proprietário do Botafogo de Futebol e Regatas. Uma pessoa extremamente querida por mim. Essa carta é um primor! Vale estar em todos os Blogs Botafoguenses que respeitam um jogador do Botafogo.