Total de visualizações de página

No palco da reação, Botafogo recebe o Boavista de olho em vaga na semifinal

Alvinegro volta a São Januário com objetivo de conquistar vitória e garantir classificação antecipada para fase decisiva da Taça Rio

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

No dia 27 de janeiro, o Botafogo chegou a São Januário como uma equipe arrasada pela derrota por 6 a 0 para o Vasco, sofrida em pleno Engenhão. Já sob o comando de Joel Santana, que naquela oportunidade acompanhou a partida de uma cabine, o Alvinegro venceu por 2 a 1 o Tigres, iniciando a reação que culminaria na conquista da Taça Guanabara. Agora confiante e a uma vitória da classificação para a semifinal da Taça Rio, a equipe retorna ao estádio cruzmaltino para enfrentar o Boavista, nesta segunda-feira, às 19h30m (de Brasília), pela sétima rodada do segundo turno do Campeonato Carioca. Os canais PFC e PFC Internacional transmitem ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanham em Tempo Real.

Já garantido na decisão do Estadual, direito adquirido com a conquista do primeiro turno, o Botafogo quer evitar a finalíssima, e para isso, precisa vencer a Taça Rio. Assim, deseja antecipar a classificação para a semifinal e garantir o primeiro lugar do Grupo A, o que conquistará se somar mais três pontos e chegar a 16. Já o Boavista, que soma nove pontos, não tem mais chance de alcançar Flamengo, que tem 19, e Fluminense, com 16 pontos.

Para Leandro Guerreiro, a volta a São Januário deve servir de estímulo para que o grupo do Botafogo reflita sobre sua ascensão iniciada há dois meses. E assim como aconteceu diante do Tigres, o volante lembra que o Alvinegro precisa deixar o estádio do Vasco com o resultado positivo.

- Nossa última partida em São Januário foi o marco da nossa arrancada. Ali começamos a virada. Foi uma lição para o Botafogo depois daquela decepção muito grande. Precisamos manter a humildade e seguir rumo a uma nova conquista - observou.

Além do Boavista, o Botafogo terá como adversário o fato de atuar na segunda-feira, dia pouco comum na prática do futebol profissional. No entanto, a decisão do técnico Joel Santana de antecipar a concentração para a noite do último sábado teve como um dos objetivos fazer o grupo manter o pensamento por mais um dia na partida que é considerada de extrema importância.


De técnico novo, Boavista não terá seu artilheiro


Joel Santana, aliás, repetirá a formação que venceu por 1 a 0 o Volta Redonda, na última rodada da Taça Rio. Assim, o talismã Caio permanece no banco de reservas, com Loco Abreu e Herrera formando o ataque. Somália segue como titular da lateral direita, embora Alessandro, cada vez mais próximo da forma física ideal, seja novamente relacionado.

Apesar de não ter mais chances de se classificar para a semifinal da Taça Rio, o Boavista precisa vencer o Botafogo. Afinal, a equipe tem como objetivo terminar na quinta ou sexta posição da classificação geral para garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2010. Atualmente o time está em sétimo lugar na soma dos dois turnos, dois pontos atrás de Olaria e América.

O Boavista sofreu mudança de comando após a derrota por 3 a 2 para o América, na última rodada. O treinador Jorge Porto retornou ao time no lugar de Emerson Ávila, lembrando que não houve muito tempo para fazer modificações significativas na formação da equipe de Saquarema.

Mas desde já, o novo treinador sabe que não poderá contar com três jogadores do Boavista que estão emprestados pelo Botafogo – o volante Jougle, e os atacantes Vinícius Durante e Léo Guerreiro, este artilheiro da equipe no Campeonato Carioca.

Ficha técnica:

BOAVISTA BOTAFOGO

Vinícius, Ruy, Bruno Costa, Santiago e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes, Mancuso, Julio César e Léo Faria; Tony e Marlon. Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais; Somália, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu.

Técnico: Jorge Porto. Técnico: Joel Santana.

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 29/03/2010. Árbitro: João Batista de Arruda. Auxiliares: Marcelo da Silva Cardoso e Ivan Silva Araújo.

Transmissão: O PFC, pelo sistema pay-per-view, e o PFC Internacional mostram para todo o país.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 19h30m (de Brasília).