Total de visualizações de página

Eduardo Paes diz que responsáveis por problemas do Engenhão serão punidos

Prefeito, que vai se reunir com representantes de empreiteiras e do clube nesta sexta, diz que relatório vai apontar culpados por defeitos do estádio

João Gabriel Rodrigues
Rio de Janeiro


Problemas do Engenhão poderiam explicar o apagão no jogo Botafogo 2 x 0 Olaria, no dia 14

O prefeito Eduardo Paes afirmou nesta quinta-feira que os responsáveis pelos problemas de estrutura do Engenhão serão punidos. Segundo ele, um relatório com a lista de defeitos do estádio, que será apresentado em uma reunião nesta sexta com membros das empreiteiras e do clube, definirá os culpados. Em último caso, o Botafogo poderia perder a concessão de uso do local, caso seja responsabilizado.

- Temos que apurar as responsabilidades. Pelo que parece, o Botafogo tem os contratos de manutenção do estádio em dia. Quem, pelos relatórios, for definido como o culpado, vai ser punido. Tanto as empreiteiras, com a perda do contrato, quanto o clube, com a perda da concessão. O que não pode é ficar o jogo de empurra-empurra. Essa história tem de ser apurada - afirmou o prefeito.

Paes culpou a antiga gestão da prefeitura pelos problemas do Engenhão.

- É mais uma obra confusa da antiga prefeitura. Mas prefiro não falar sobre detalhes técnicos - disse.

Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, disse entender a preocupação do prefeito, mas afirmou que vai se pronunciar oficialmente apenas depois da reunião desta sexta-feira.

Nesta quinta-feira, uma reportagem do jornal "O Globo" afirmou que o próprio clube enviou um ofício à prefeitura listando 30 defeitos de infraestrutura e manutenção há quase um ano. De acordo com o jornal, apesar disso, o ofício foi arquivado no Tribunal de Contas do Município. Sob o título "Um Engenhão de problemas", a matéria cita falhas de projeto e infiltrações, que atingem por exemplo as casas de máquinas dos elevadores, "expondo equipamentos delicados ao risco de curto circuito", e nas juntas de dilatação que sustentam a estrutura. O apagão ocorrido na vitória do Botafogo sobre o Olaria, por 2 a 0, no dia 14, poderia ser explicado por essas falhas.

O período de garantia dado pelas empreiteiras que construíram o estádio vale por cinco anos, e o TCM quer saber da Prefeitura quais providências serão tomadas. De acordo com o jornal, a Prefeitura do Rio pediu ao tribunal para prorrogar até abril o prazo para o envio de respostas que abastecerão o relatório final elaborado pelo TCM sobre o legado dos Jogos Pan-Americanos de 2007, para os quais o estádio foi construído.

O presidente do Botafogo disse ao GLOBOESPORTE.COM na terça-feira serem normais os problemas encontrados em prédios recém-construídos. Assumpção diz que entregou pessoalmente há um mês um relatório ao prefeito para mostrar que o Botafogo está cumprindo com sua parte, após "notícias sobre uma suposta má conservação".

Paes confirmou ao jornal a reunião nesta sexta:

- Chamei uma reunião entre as partes para cobrar a manutenção do Botafogo e cobrar das empresas o que for a parte delas.

Segundo "O Globo", o ofício do Botafogo data de 3 de abril de 2009 e foi enviada uma cópia para a Rio Urbe, que a repassou para o TCM. O documento teria passado inclusive pela Superintendência de Patrimônio Imobiliário da Secretaria municipal de Fazenda, organizadora da licitação e que entregou ao clube a administração do Engenhão por 20 anos, na época em que o prefeito era Cesar Maia.