Total de visualizações de página

Fabio Koff marca data da eleição do Clube dos 13

Lancepress/O Globo

O presidente do Clube dos 13, Fabio Koff, marcou para o próximo dia 12, dentro de 13 dias, a próxima eleição para a presidência da entidade, inicialmente prevista para o fim de novembro. Com isso, reduz em quase 95% o tempo para que o adversário dele, Kléber Leite, tente desfazer a desvantagem eleitoral que enfrenta. E dos 13 dias, cinco são dias não-úteis, incluindo o feriado prolongado da Semana Santa.

Pelo estatuto do Clube dos 13, as chapas devem ser inscritas com, no máximo, oito dias de antecedência. O último dia útil antes de 4 de abril é na próxima quarta.O diretor-jurídico do C13, Celso Rodrigues, braço-direito de Koff, afirmou que Kléber poderá inscrever a chapa no dia 5.

A antecipação da eleição foi motivada pela entrada do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na tropa de choque de apoio a Kléber. Alguns presidentes de clube disseram estar sofrendo pressão para aderir ao empresário carioca. Para evitar a manobra, Koff reuniu as assinaturas de 16 dos 20 clubes sócios da entidade só ficaram de fora Cruzeiro e Vasco (notoriamente com Kléber), Corinthians (indeciso) e Santos e, nesta segunda mesmo, baixou o edital de convocação das eleições.

Sem saber do edital, nesta segunda Teixeira e o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, abriram na reeleição de Del Nero um espaço para um ato de apoio a Kléber. Sob a bênção do mandatário da Federação, após a eleição, Kléber reuniu-se com cinco dos seis paulistas filiados ao C13.O candidato da oposição protestou contra a antecipação da eleição, dizendo que a atitude feria a democracia e a ética. Mas, a não ser que mostre que a medida é ilegal, entre pares ou na Justiça, terá apenas oito dias úteis para mudar o quadro de uma eleição que no momento parece definida.