Total de visualizações de página

Placa com pés de Garrincha é inaugurada na Calçada da Fama do Maracanã



Placa com pés de Garrincha é inaugurada na Calçada da Fama do Maracanã
Peça foi doada ao estádio por família de joalheiro botafoguense

Marcelo Monteiro
Rio de Janeiro


Marcelo Monteiro/GLOBOESPORTE.COM
Familiares de Garrincha junto à placa com os pés do bicampeão mundial (em primeiro plano) No ataque, Garricha, Pelé e Romário. Se o encontro dos três craques brasileiros com a mesma camisa em um gramado não é possível, os três agora estão juntos no Maracanã. Na manhã desta terça-feira, foi inaugurada na Calçada da Fama do estádio uma placa com os pés de Garrincha. A peça foi colocada em local nobre, próxima das marcas do Rei do Futebol e do Baixinho.

A placa foi doada à administração do estádio pela família do joalheiro Caio Mourão. Torcedor do Botafogo, Mourão obteve a peça em 1992, após o fechamento do restaurante Pizzaiolo. Falecido em 1983, Garrincha colocou seus pés em um quadrado de cimento em 1969, e a peça ficou exposta no local, ponto de encontro de artistas e boêmios em Ipanema (Zona Sul do Rio) nas décadas de 60 e 70. Após o fechamento do restaurante, ficou guardada no ateliê do joalheiro.


- Acredito que foi o momento certo para esta homenagem. No ano em que o título mundial na Suécia completa 50 anos. E 25 anos depois da morte de Garrincha - afirmou o jornalista Diogo Mourão, filho de Caio.




Desde 2000, Garrincha fazia parte da Calçada da Fama. Mas apenas com o seu nome, assim como outros jogadores que faleceram antes da inauguração do local, como Ademir de Menezes.

Familiares do bicampeão mundial em 1958 e 62 pela seleção brasileira compareceram à cerimônia de inauguração e elogiaram a iniciativa.

- Não sabíamos da existência da marca com os pés dele. Foi uma surpresa muito grande. Era triste ver os pés de vários jogadores no Maracanã e não poder ver os dele. Agora ele está presente para sempre no estádio - disse Rosângela Cunha dos Santos, filha do ex-jogador.

Companheiros de Garrincha na seleção brasileira e no Botafogo também prestigiaram o evento, como os campeões mundiais Amarildo, Altair, Jair Marinho (1962), Brito, Jairzinho e Roberto Miranda (70).

- Nos treinos no Botafogo, procurava ficar perto dele para tentar aprender e entender como ele fazia aquelas jogadas. Era um prazer vê-lo em campo - afirmou Jairzinho.