Total de visualizações de página

810,374

Glorioso festeja 15 anos da conquista da Copa Conmebol

Glorioso festeja 15 anos da conquista da Copa Conmebol

No dia 30 de setembro de 1993, o Botafogo bateu o Peñarol nos pênaltis, no Maracanã, e levantou o único título internacional de sua história

Cahê Mota
Rio de Janeiro





Na semana em que encara o América de Cáli, no Engenhão, para deixar para trás o trauma da eliminação para o River Plate nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana de 2007, o Botafogo comemora o aniversário de 15 anos do único título internacional de sua história. No dia 30 de setembro de 1993, o Glorioso venceu o Peñarol nos pênaltis, no Maracanã, e levantou a extinta Copa Conmebol.


- Vencíamos até o último minuto e o Peñarol empatou por falta de experiência do nosso time. Só que nos pênaltis, William Bacana brilhou. Foi o único título internacional de um time carioca conquistado no Maracanã. É uma pena que não tenham dado tanto destaque para esta vitória. Muitos clubes importantes participaram deste campeonato - recorda Mauro Ney Palmeiro, presidente do clube na ocasião.

Na campanha, além do tradicional Peñarol, o Botafogo despachou também Bragantino, Caracas, da Venezuela, e o Atlético-MG. Os confrontos contra o Galo, por sinal, seguem na memória do ex-dirigente.

- A virada contra o Atlético-MG me marcou bastante. Perdemos por 3 a 1 em Belo Horizonte e tínhamos que fazer a diferença no Caio Martins. Ganhamos por 3 a 0 e nos classificamos para a final. Na volta do Uruguai também teve um fato inusitado. Conseguimos um empate na base da garra e na volta não tínhamos dinheiro nem para pagar o excesso de bagagem. Fizemos uma vaquinha entre diretores e comissão técnica e pagamos.

Mais do que a conquista em si, Mauro Ney se diz orgulhoso por saber que o título foi conquistado basicamente por jogadores formados no clube.

- Aproveitamos a base campeã dos juniores, com Nelson, Willian, o falecido Clei, entre outros jogadores. É uma pena que esse trabalho não teve continuidade.

O ex-presidente tenta contato com jogadores que participaram da campanha para um jantar comemorativo nesta terça-feira.

Relembre detalhes da Copa Conmebol de 1993:

Clubes participantes Argentina San Lorenzo, Huracán e Deportivo Español

Brasil Botafogo, Atlético-MG, Fluminense, Vasco e Bragantino
Chile Colo Colo
Equador Emelec
Paraguai Sportivo Luqueño
Peru Deportivo Sipesa
Uruguai Peñarol e Danúbio
Venezuela Deportivo Táchira e Caracas


Campanha do Botafogo Oitavas-de-final Botafogo 3 x 1 Bragantino
Bragantino 2 x 3 Botafogo
Quartas-de-final Caracas 0 x 1 Botafogo
Botafogo 3 x 0 Caracas
Semifinal Atlético-MG 3 x 1 Botafogo
Botafogo 3 x 0 Atlético-MG
Final
Peñarol 1 x 1 Botafogo
Botafogo 2 x 2 Peñarol (Botafogo 3 x 1 no pênaltis)