Total de visualizações de página

Onze treinadores na zona de rebaixamento do Brasileirão


Onze treinadores na zona de rebaixamento do Brasileirão

Com desempenho no Campeonato Nacional inferior ao do Vasco, um time inteiro de técnicos cairia para a Série B

Marcelo Monteiro e Rafa Cardoso, do GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Editoria de Arte/Montagem

Mário Sérgio e Cuca têm baixo índice de pontos ganhos no Campeonato Brasileiro
Se fossem clubes, muitos treinadores com atuação no Campeonato Brasileiro de 2008 estariam lutando para não cair para a Série B. Cinco teriam índices preocupantes: Antônio Lopes, Cuca, Paulo César Gusmão, Roberto Fernandes e Vágner Benazzi. E um time inteiro de técnicos seria rebaixado se o torneio terminasse hoje: Abel Braga, Estevam Soares, Giba, Guilherme Macuglia, Mário Sérgio, Pintado, Renato Gaúcho, Ricardo Drubscky, Tita, Vadão e Valdir Espinosa.

Desses 16 treinadores, 11 não têm como melhorar seus desempenhos porque já deixaram seus empregos.

Um deles é Pintado, que tem a pior relação entre pontos conquistados e disputados entre todos os treinadores que comandaram um clube no Brasileirão-2008 (sem contar os interinos). A gestão do ex-jogador no Náutico durou apenas 20 dias, período em que só conseguiu um ponto em seis partidas. Aproveitamento de 5,5%.

Agência/Agencia Estado
Pintado tem o pior desempenho entre os técnicos efetivos do Nacional: um ponto em cinco jogos Outros sete técnicos se despediram do Nacional com índices que os levariam para a Série B em 2009. Em seis jogos no comando do Goiás, Vadão obteve 16,6% dos pontos disputados (três em 18 possíveis). Número inferior ao do Vasco, último time que seria rebaixado se o Brasileirão terminasse hoje (33,3%).

O clube carioca tem o mesmo percentual de Estevam Soares e Tita. O primeiro ainda tem condições de avançar porque substituiu Valdir Espinosa no comando da Lusa. O segundo não obteve sucesso em São Januário e pediu demissão depois de sete jogos e sete pontos no Nacional.
O sucessor de Tita no clube carioca também estaria condenado à Série B com os números atuais. O "Renato Gaúcho Futebol Clube" ganhou 26,6% dos pontos que disputou em 20 partidas com Fluminense (19) e Vasco (uma).

Também estão abaixo da faixa-limite outros cinco treinadores que já estão fora da Série A: Giba (27,7%), Guilherme Macuglia (26,6%), Ricardo Drubscky (26,6%), Valdir Espinosa (25,9%) e Abel Braga (25%).

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

Um dos que ainda luta para incrementar seus números é o Mário Sérgio. Em cinco jogos no Brasileirão (quatro pelo Atlético-PR e um pelo Figueirense), o treinador somou apenas três pontos em 15 possíveis (uma vitória e quatro derrotas). Índice de 20%, que deixaria o "Mário Sérgio Futebol Clube" em último lugar no Brasileirão. Lanterna da competição, o Ipatinga tem 30% de aproveitamento no torneio.

A seu favor, o atual técnico do Figueira tem o pequeno número de jogos na competição. Permaneceu apenas três semanas no comando do Atlético-PR (quatro partidas no Brasileirão). E ainda tem tempo para tentar uma recuperação.


Fique por dentro das estatísticas do Brasileirão-2008

Já o "Cuca Futebol Cube" participou de praticamente todo o campeonato. Das 26 rodadas da Série A, o treinador atuou em 24, com três camisas diferentes: iniciou a competição no Botafogo, passou pelo Santos e atualmente está no Fluminense. Se fosse uma equipe, o "Cuca F.C." viveria uma situação semelhante a do time que comanda atualmente. Assim como o Flu, estaria lutando contra o rebaixamento.

fantasma da Série B atormenta muitos clubes

Dos 72 pontos que disputou, obteve 26 (seis vitórias, oito empates e dez derrotas). Um aproveitamento de 36,1%. Na classificação do Nacional, o "Cuca F.C." estaria melhor que o Fluminense (32%). Mas ficaria abaixo do Santos (37%), que ocupa uma incômoda 14ª posição. Como argumento, Cuca tem no currículo o fato de ter conseguido recuperar o Goiás no Campeonato Brasileiro de 2003. O treinador assumiu o comando da equipe na 11ª rodada, quando o time era o lanterna da competição, com apenas seis pontos em dez jogos. Sob a batuta do treinador, o Alviverde goiano empreendeu uma recuperação impressionante e terminou na 8ª posição, com 59 pontos.

Geninho veste terceira camisa no Brasileirão-2008

Outros quatro treinadores também lutariam para não cair se fossem clubes. Antecessor de Mário Sérgio no Figueirense, Paulo César Gusmão assumiu o posto de técnico do time catarinense quando a equipe ocupava a 14ª colocação. Chegou a levar o Figueira ao 7º lugar. Mas foi demitido após cinco derrotas consecutivas. O saldo em 18 jogos foi de cinco vitórias, cinco empates e oito derrotas. Índice de 37% (20 pontos ganhos em 54 disputados). Mesmo percentual do ameaçado Santos.
Geninho tem nome gritado pela torcida na volta ao Atlético-PR Assim como o atual treinador do Fluminense, Geninho comandou três clubes na atual edição do Brasileiro: Atlético-MG, Botafogo e Atlético-PR. E tem percentual de 44,4% de pontos ganhos (três vitórias, três empates e três derrotas). O rendimento melhorou com os dois jogos no Furacão, pelo qual foi campeão nacional em 2001 (um triunfo e uma igualdade, ambos em casa). Levando-se em conta apenas os jogos nos alvinegros mineiro e carioca, a taxa seria menor (38%).

Sucessor de Geninho no Atlético-MG, Alexandre Gallo permaneceu no comando do time mineiro por 14 rodadas, depois de iniciar a competição no Figueirense (duas partidas). E também registrou um percentual que não deixaria seu time particular em situação confortável no torneio: 41,6%. Como treinador do Alvinegro mineiro, conseguiu 16 pontos em 42 (quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas). No Figueira, obteve quatro pontos em dois jogos.

Roberto Fernandes tem percentual um pouco menor. Com duas passagens pelo Náutico e uma pelo Atlético-PR no Nacional-2008, o jovem treinador (37 anos) tem 40% de aproveitamento acumulado. Se contabilizados apenas os resultados pelo Furacão (três vitórias, quatro empates e oito derrotas), o Roberto Fernandes F.C. estaria na lanterna do Brasileiro (28,8%). Por outro lado, tem 56% de aproveitamento pelo Timbu. Se fosse um clube, estaria em quarto lugar no Nacional. Classificado para a Taça Libertadores.