Total de visualizações de página

Com dois campos no CT, Botafogo precisa usar medidas mínimas da Fifa

Espaço de 19,6 mil metros quadrados comporta apenas um gramado de padrão internacional, e clube ainda tenta cessão de área militar vizinha

 

Por Vicente Seda Rio de Janeiro

O Botafogo anunciou há um mês a pedra fundamental do centro de treinamento para suas divisões de base em Marechal Hermes, que trata como escola de futebol. O clube conseguiu, junto ao governo do estado, a cessão por 20 anos do terreno da Rua Xavier Curado, 1705 - onde em 1977 foi inaugurado o antigo Estádio Mané Garrincha. Mas, apesar do lançamento, o clube ainda enfrenta questões para a realização da obra. O terreno cedido pelo estado tem apenas 19,6 mil metros quadrados, não 49 mil m² como divulgado anteriormente, e não comporta mais de um campo com o padrão de medida de jogos internacionais da Fifa. Usando todo o espaço, é possível, no máximo, demarcar dois gramados próximos das medidas mínimas determinadas pela entidade para a prática do futebol.

Planta Seplag do terreno do CT do Botafogo (Foto: Reprodução) 
 
Planta da Seplag mostrada pelo Botafogo aponta metragem correta do terreno do CT (Foto: Reprodução)
 
O clube ainda busca junto ao Exército a cessã Botafogo pediu a cessão de parte do terreno de 113 mil m². Segundo o Exército, "o processo de cessão de terrenos para o centro de treinamento encontra-se em análise nesta Região Militar". O e-mail também explicita que o "terreno do Botafogo tem 18 mil metros quadrados delimitado por muro". Consultada, a assessoria do clube apresentou a planta do terreno da Secretaria Estadual de Planejamento e Gesto do terreno contíguo, que tem uma área total de 113 mil m². Os alvinegros, contudo, solicitaram um espaço que tornaria a área do CT igual à que foi anunciada inicialmente, algo próximo dos 50 mil m². O Comando da 1a Região Militar confirmou em e-mail enviado ao GLOBOESPORTE.COM que o presidente doão (Seplag) - que mostra que o terreno tem 19.595 m² (155,98m x 125,63m). E informou que a área demarcada para gramados seria de 120m x 108m.

maquete botafogo marechal hermes (Foto: Divulgação) 
Projeto mostrado em 2010 (Foto: Divulgação)
 
Em 2010, o Botafogo anunciou os planos para Marechal e mostrou um croquis bastante amplo - com cinco campos. Em setembro deste ano, ao lançar a pedra fundamental, o presidente Maurício Assumpção exibiu um desenho menor, com apenas dois campos grandes e dois pequenos. Numa palestra recente,o ex-coordenador das divisões de base e hoje supervisor de futebol profissional, Sidnei Loureiro, informou que os dois maiores campos teriam as dimensões do gramado do Engenhão (105m x 68m).

Perguntado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM na ocasião do lançamento da pedra fundamental, Loureiro, que cotninua sendo o responsável no clube pelo futuro CT, disse também que o projeto contava com um terreno de 49 mil m². Em entrevista por telefone, na última segunda-feira, ele estimou que o clube já usava cerca de "30 mil metros quadrados" do terreno e repetiu que os dois campos teriam aproximadamente a medida do gramado do Engenhão.


CT Marechal Hermes (Foto: Divulgação) 
Imagem divulgada em setembro (Foto: Divulgação)
 
Enquanto o croquis apresentado em 2010 avançava sobre a área do Exército, aquele apresentado em setembro se "encaixa" no terreno atual. Mas os dois campos projetados só podem chegar, no máximo, a cerca de 50m de largura - dentro das normas oficiais da Fifa para jogos domésticos, mas bem abaixo das chamadas "medidas internacionais" (mínimo de 105m x 68m). Se for feito um gramado dentro das normas para jogos internacionais, o outro inevitavelmente teria medidas inferiores às oficiais. Depois de consultar os documentos na sede do clube, a assessoria apontou a medida de 19,6 mil m², mostrando a planta da Seplag, e Loureiro explicou:

- A área de gramado é essa informada pela arquiteta (120m x 108m), que poderemos demarcar do jeito que for melhor. Podem ser dois campos oficiais, podem ser dois um pouco menores com dois campos pequenos com 10m de largura... Podemos deixar em aberto para marcar conforme a necessidade dos treinos. Isso ainda está sendo decidido.

O supervisor profissional acrescentou que o desenho apresentado no lançamento da pedra fundamental não era um projeto:

- Foi um desenho meramente ilustrativo. Mas aquela imagem é muito próxima do que será. Os campos é que podem ter alterações. Agora estamos na fase da licença para demolir. São 14 meses para iniciar a obra, porque tem toda uma burocracia a cumprir, mas a expectativa é que o CT esteja pronto no fim de 2013. Não dependemos do terreno do Exército para fazer a obra.

 
INFO CT BOTAFOGO - 2 (Foto: arte esporte) 
 
Medidas aproximadas da área em Marechal Hermes solicitada pelo Botafogo ao Exército (Foto: arte esporte)
 
No desenho ilustrativo, o CT teria dois campos grandes e dois menores. Segundo Loureiro, é normal trabalhar com dimensões reduzidas em categorias de base. Ele acrescentou que o plano alvinegro é trabalhar em Marechal Hermes com infantil e juvenil, integrar juniores aos profissionais, e as categorias inferiores ao infantil ao futsal, praticado na quadra coberta incluída no projeto.

- Os juniores serão integrados aos profissionais, e sub-9, sub-11 e sub-13 passarão a treinar na quadra de futsal. Hoje, pela lei, você não pode federar atletas menores de 14 anos. A Federação não organiza mais essas competições, e isso muda o panorama da base no Brasil em geral. O Botafogo acredita que, diante disso, seria melhor trabalhar o mirim no futsal, e o infantil e juvenil, já federados, no CT. Já a integração dos juniores com os profissionais é para eliminar aquele abismo, choque, quando o jogador passa para o elenco principal.

centro de treinamento do Botafogo em Marechal Hermes (Foto: Mariana Kneipp / GLOBOESPORTE.COM) 
 
CT usado pela base do Botafogo em Marechal Hermes (Foto: Mariana Kneipp / GLOBOESPORTE.COM)
 
 
Com os citados 19,6 mil m², o CT do Botafogo será um pouco menor que o da base do Santos - que tem 25 mil m² (e comporta dois campos oficiais e um menor). O time paulista também integra juniores e profissionais em outro centro de treinamento. Para efeito de comparação, os CTs da base de outros times têm mais espaço. O Fluminense dispõe de sete campos em Xerém - num espaço de 100 mil m². Um deles comporta 2 mil torcedores e tem 110m × 76m, de acordo com as informações no site do clube. O São Paulo tem um centro de excelência para a formação de atletas em Cotia com 220 mil m² e oito campos oficiais, incluído um estádio para 1.500 torcedores.

Por isso, o Botafogo ainda sonha com o terreno do Exército. A única possibilidade de fazer um projeto maior é realmente na parte dos fundos do terreno da Rua Xavier Curado. Dos lados é inviável: de um lado do terreno alvinegro, existe uma delegacia. Do outro, um pântano habitado por jacarés.

- Marechal não tem o tamanho ideal. Mas onde arranjaremos agora outro terreno com essa metragem que não seja Xerém, Itaguaí, locais muito distantes? Nem em Vargem Grande se consegue mais. Não podemos mais ficar esperando, estamos esperando há 100 anos para ter um CT. Ali está perto dos subúrbios, da linha de trem, tem ônibus. O atleta normalmente não aparece na Zona Sul - acrescentou Loureiro.

LANÇAMENTO PEDRA FUNDAMENTAL CT BASE BOTAFOGO. (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com) 
Clube aguarda licença para demolir antiga estrutura
e iniciar obra (Foto: Fred Huber/ Globoesporte.com)
 

Agora, o Botafogo corre contra o relógio para fazer a obra. Segundo a assessoria, o clube já tem como financiar o empreendimento estimado em R$ 14 milhões, mas não foi revelada a origem da verba. Caso consiga, o bairro da Zona Norte do Rio verá mais um capítulo numa história que começou em 1922 - quando ali foi inaugurado o campo do União de Marechal Hermes. Depois de vender General Severiano, o Botafogo recebeu o terreno e inaugurou ali, em 1978, o Estádio Mané Garrincha. Nos anos 90, ele foi desativado. 

A posse do terreno chegou a voltar para o União de Marechal em 2002 - mas o Botafogo conseguiu reaver a posse e, em 2011, assegurar a cessão junto ao governo estadual por vinte anos renováveis. O governo, no entanto, exigiu que o clube desse finalidade social ao terreno - incluindo no termo de cessão a construção de uma escola para crianças da área. No texto assinado pelo governador Sérgio Cabral em 30 de agosto deste ano, fica claro que o clube precisa agir com rapidez:

"O supracitado termo aditivo dará nova redação as cláusulas segunda e sétima objetivando autorizar a demolição das edificações existentes e irá reiterar a obrigação do Botafogo de Futebol e Regatas de edificar um novo Centro de Treinamento, no prazo de 14 (quatorze) meses, a contar da assinatura do instrumento, no imóvel estadual situado na Rua Xavier Curado nº 1.705, Marechal Hermes, Rio de Janeiro/RJ. Motiva esta decisão o incremento esportivo gerado pela ampliação e criação do moderno centro esportivo, que deverá desenvolver projetos sociais relevantes".

Os planos para a obra no terreno atual (de 19,6 mil m²) incluem - além dos campos - uma escola para 150 alunos, um auditório para 80 pessoas, um alojamento para 72 atletas, caixa de areia, piscina, quadra coberta, cinco vestiários (três maiores e dois menores), rouparia, lavanderia, departamento médico e odontológico, lugar para trator de frente para o gramado, uma área de convivência e outra para pais e empresários, que não terão acesso ao CT.