Total de visualizações de página

Marketing do Botafogo faz apresentação para os jogadores

Antes do treinamento desta quarta-feira, dirigentes contam um pouco da história do clube, explicam ações e até a origem da pressão dos torcedores

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
A integração entre os vários departamentos é considerado um ponto fundamental em uma empresa bem sucedida. Por isso, o marketing do Botafogo procurou uma forma simples para se aproximar do futebol. Antes do treinamento da tarde desta quarta-feira, houve uma apresentação de cerca de 30 minutos para a comissão técnica e os jogadores, que contou um pouco da história do clube e explicou as ações promovidas durante o ano ao grupo.

O vice-presidente social e de comunicação, Thiago Cesário, e o diretor de marketing, Marcelo Guimarães, foram os responsáveis pela apresentação. Segundo os dirigentes, a aceitação foi a melhor possível e os jogadores participaram ativamente do evento e se divertiram com as caricaturas apresentadas no fim da reunião, reproduzindo o que havia acontecido no Engenhão, na vitória por 3 a 1 sobre o Resende.

- Foi muito legal. Os jogadores prestaram atenção o tempo todo. Mostramos a eles alguns detalhes da história, porque a torcida é ansiosa. Tivemos um espaço de 20 anos sem título, mas o Botafogo é o único tetracampeão carioca e o clube que mais cedeu jogadores para a seleção brasileira em Copas do Mundo. Falamos para o Márcio Azevedo que essa pressão que ele sofre é por vestir a camisa do Nílton Santos. São detalhes importantes para eles entenderem melhor o clube - disse Thiago.

A chegada do técnico Oswaldo de Oliveira é considerada um ganho pelo departamento de marketing. Os dirigentes consideram o novo comandante uma pessoa capaz de entender tudo que envolve o setor e a necessidade dessa integração com o futebol. Os jogadores já começaram a participar de eventos importantes para o clube, como Herrera, responsável pela entrega das propostas às empresas interessadas em patrocinar o clube em um evento realizado no Engenhão em outubro do ano passado.

- Mostramos a eles que quando fazemos uma ação com crianças não é brincadeira. Metade da nossa torcida está fora do Rio e a maioria está acima dos 35 anos. Tentamos cativar crianças de oito a 11 anos. Isso faz com que percebam uma lógica no nosso trabalho, pois nem sempre existe essa integração - explicou Marcelo Guimarães.

Depois da apresentação, as atenções do departamento de marketing do Botafogo agora estão voltadas para a final do Botafogo Samba Clube, sexta-feira, a partir das 19h, no Carioca da Gema.