Marketing alvinegro reforça meta de atrair público ao Engenhão com ações. GLOBOESPORTE.COM tem acesso à divertida charge de Jefferson
Se em campo o time não apresentará muitas mudanças em relação ao que terminou 2011, ao menos o torcedor do Botafogo que for Engenhão vai se divertir com uma surpresa revelada um pouco antes da partida contra o Resende, neste domingo, às 19h30, pela estreia do Carioca. Entre as ações de marketing se destaca a nova escalação dos jogadores, que será exibida nos telões em forma de desenho animado, produto do trabalho do chargista André Guedes, que também colabora com os blogs do GLOBOESPORTE.COM.
Desde 2010, clipes curtos, mais simples, estão atrelados ao nome divulgado pelo sistema de som, mas agora o projeto ganhou ares de última tecnologia e homenagem. A reportagem teve acesso à animação especial do goleiro Jefferson, que aparece defendendo várias bolas ao mesmo tempo, como se tivesse mais de duas mãos, em referência à agilidade do camisa 1, convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira.
Foram feitas caricaturas para os 28 atletas do elenco profissional atual, para que, ao haver substituição, o vídeo também seja mostrado ao público. Cada desenho tem cerca de cinco segundos, até para não atrasar o procedimento padrão. Além deles, o técnico Oswaldo de Oliveira também terá um bonequinho personalizado. Segundo Guedes, o Alvinegro o procurou há cerca de um mês, e ele se dedicou à ideia pioneira de corpo e alma.
Fábio Ferreira terá seu moicano destacado no
desenho (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)
desenho (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)
- Já conheciam meu trabalho e me apresentaram ao projeto. Topei na hora, até porque sou botafoguense (risos), foi mais um prazer do que um trabalho. Tive de encontrar, com a ajuda do pessoal do marketing, uma característica marcante de cada jogador e a exploramos. Enviava um rascunho e, à medida que foram aprovados, eu entregava a arte final - explicou.
Alguns vão empolgar o público, garante o chargista. Ainda que não possa revelar detalhes da maioria, mantida em sigilo, ele afirma que gostou do trabalho em Loco Abreu e que Fábio Ferreira terá, claro, algo relacionado ao cabeloso estilizado com um moicano loiro.
- Para mim, a caricatura do Loco foi superespecial, porque é um ídolo, o acho fundamental para o Botafogo pela personalidade que envolve o time. Tive ainda mais cuidado. Os atacantes, de um modo geral, terão ligação com o gol, e os zagueiros são mais relacionados à raça mesmo - contou André Guedes.
Apelo infantil à frente
A coordenação do projeto ficou por conta da área audiovisual, liderada no clube por Maria Julia Cancella, que apontou os benefícios que a ideia trará.
- Pensamos em usar a tecnologia, atingindo o público infantil. Mas não fica a restrito às crianças. Hoje em dia, o desenho costuma agradar a todas as idades. O mais importante era investirmos na inovação e na criatividade. O telão está lá para fornecer o serviço do jogo, mas o Botafogo acha que também deve ser um meio de comunicação para entreter o público e incentivar a chegar mais cedo. Acho que o resultado será muito legal. Os próprios jogadores gostam das caricaturas. Só não sei se todos já viram - disse.
Mais cedo, outras ações também vão marcar a reestreia do estádio com o Botafogo, algumas novas, outras que já foram usadas em 2011. As principais são a presença de um humorista para animar os torcedores, promoções via redes sociais que vão premiar o público e a escolha da Seleção da Galera, que escolherá, aleatoriamente, 11 pessoas para serem fotogradas e escaladas nos telões, que será usado para mostrar a chegada da delegação ao Engenhão.
Para conferir e participar, é só comparecer.