Total de visualizações de página

Edno desabafa e critica o gramado do Engenhão: ‘Está difícil jogar’

Apoiador alerta para condições adversas do campo, que vira vilão no Botafogo

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
Jogadores do Botafogo, treino no Engenhão. 
Jogadores do Botafogo no treino no Engenhão.
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
 
O culpado já foi apontado. O gramado do Engenhão, considerado duro e com algumas falhas, pode ser o responsável pelo futebol pouco vistoso em alguns momentos e as lesões de atletas como Maicosue - o apoiador, com uma torção no joelho esquerdo, só deve voltar a jogar em 2011. Sem meias palavras, Edno criticou veementemente as condições de jogo no estádio.

- Os outros gramados estão melhores que o nosso. Quando parar o campeonato tem que ajeitar. Não é possível ter um estádio bonito que nem o Engenhão e ter um gramado que nem o do Náutico (Estádio dos Aflitos), com todo respeito ao clube. Tem buraco, é duro e com muita areia por baixo. A bola acaba quicando um pouco. Se olhar tanto para o lado do Vasco como para nosso, foram muitos erros de passe, perdas de bola. A bola às vezes quica e bate na canela. Mas tem que ficar assim até o fim do campeonato.

O jogador contou que todos atletas reclamam das condições do gramado, só que ainda não houve contato com a diretoria para tratar do problema. Mas já começa a se preocupar.

- É difícil e complicado. Eu, particularmente, saio um pouco com dor no joelho e alguns jogadores sentem e está difícil jogar. A torcida diz que tem lance que até minha avó faria, mas está complicado. É diferente jogar no Pacaembu, que é bom, a bola rola tranquilamente, no Morumbi. Mas não é desculpa. Se está ruim para nós, também está ruim para os outros.

Empresa diz que fará investimento para melhorar o gramado

Depois de muitas críticas, a empresa que cuida do gramado do Engenhão (Greenleaf) diz que fará um investimento de R$ 130 mil em aparelhagem para tratar a grama do estádio. Em nota divulgada no site do Botafogo, o engenheiro-agrônomo Paulo Antônio Azeredo Neto disse que a chegada da primavera pode facilitar as coisas.

- Já havia um processo forte de adubação, mas como era inverno e Botafogo e Duque de Caxias jogavam lá, o gramado sentia mais. A reclamação de que está duro é porque está compactado. Com os novos equipamentos, vamos torná-lo mais macio e melhorar a qualidade. Teremos uma pausa de cinco dias sem jogo, então poderemos fazer o replantio nas áreas, que são os locais mais sacrificados. A primavera, com temperatura mais alta e dias mais longos, também ajuda. Estamos trabalhando forte e a tendência é melhorar.