Total de visualizações de página

Agora na 'segunda pele', Botafogo é eternizado no coração de Loco Abreu

Atacante fala sobre inclusão do escudo alvinegro no uniforme onde guarda as maiores paixões de sua vida

Por Gustavo Rotstein e Thiago Correia
Rio de Janeiro


Em 11 anos de clube, José Barbosa viveu muitas emoções. Mas poucas se compararam ao dia em que Loco Abreu lhe conferiu a missão de costurar o escudo do Botafogo em sua camisa da sorte, que veste por baixo do uniforme. Ela é uma espécie de amuleto, uma “segunda pele”, na qual estampa imagens que fazem referência às suas maiores paixões, como seus filhos, seu país e sua cidade natal. Por conhecer bem a peça, o roupeiro alvinegro se emocionou e gravou para sempre o Alvinegro no coração daquele que já havia conquistado o coração dos alvinegros.

A ideia de Loco Abreu nasceu durante a Copa do Mundo. Pela internet, da África do Sul, o atacante acompanhou a mobilização dos botafoguenses, que torceram de forma ferrenha pelo Uruguai. Um dos personagens do Mundial de 2010, notabilizado pela “cavadinha” na cobrança de pênalti que classificou a Celeste para a semifinal após 40 anos, ele achou uma maneira de retribuir e agradecer o carinho.

- O escudo do Botafogo vai ficar para sempre. Não vou tirar. Fiz isso como uma forma de agradecer o apoio que recebi durante a Copa. Todos os símbolos que estão na minha camisa foram colocados como forma de agradecimento. Por causa daquela mobilização dos torcedores no Mundial, hoje muitos uruguaios torcem pelo Botafogo.

Ao lado do roupeiro José Barbosa, responsável por costurar o escudo do Botafogo, Loco Abreu exibe sua camisa da sorte (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

José Barbosa se diz acostumado às brincadeiras de Abreu no dia a dia. Mas logo que recebeu o pedido, sabia que ele falava sério. Habituado a lidar com o xodó do atacante, que não possui réplicas da camisa da sorte, o roupeiro se encheu de emoção ao costurar à mão o símbolo alvinegro.

- Quando ele voltou da Copa, pediu que eu arrumasse um escudo do Botafogo e pregasse em sua camisa. Foi um orgulho enorme, pois sei o que esse uniforme significa para ele. A gente o trata com muito carinho, pois só existe um. Depois dos jogos ele nos entrega e nós levamos rapidamente para a lavanderia. Afinal, com duas partidas por semana, é preciso fazer tudo rápido - explicou.

Número 14 fica abaixo do tradicional 13

Loco Abreu criou o amuleto em 1994, quando tornou-se jogador profissional. Segundo ele, a primeira versão da “segunda pele” era pesada. Alguns anos depois ele mudou para um tecido que possibilitasse uma melhor transpiração. Há 16 anos o atacante vem agregando imagens que têm grande significado em sua vida, como fotos dos quatro filhos, escudo do time de sua cidade, da seleção do Uruguai, do Nacional de Montevidéu (do qual é torcedor apaixonado) e até referências musicais de Minas, local de seu nascimento (assista ao vídeo exclusivo).


Loco Abreu comemora gol mostrando escudo em
sua camisa (Foto: Marcos Bezerra / FuturaPress)

Curiosamente, por baixo do 13 que veste no uniforme do Botafogo, está o 14. Segundo ele, é uma referência ao número usado por seu pai, Washington Miguel, que foi jogador profissional no Uruguai. Um dos algarismos, inclusive, vem da camisa utilizada por ele em sua despedida e dada de presente ao filho.

Para Abreu, portanto, a inclusão do escudo do Botafogo simboliza uma identificação que nasceu rapidamente e que foi construída com carinho recíproco. Segundo o atacante, que soma 33 jogos e 19 gols pelo Alvinegro, essa união tem tudo para continuar a ser feliz.

- Foi uma química que nasceu por causa das vitórias. O título do Campeonato Carioca, da forma como aconteceu, foi fundamental para criar essa rápida identificação. Espero que siga assim por muito tempo - disse.

Com o acerto da renovação de seu contrato até o fim de 2012, Loco Abreu garantiu a união com o Botafogo por pelo menos mais dois anos. E depois de incluir a Estrela Solitária em seu uniforme particular, será a vez de, quem sabe, adicionar mais algumas estrelas acima do símbolo localizado do lado esquerdo da camisa alvinegra.