Total de visualizações de página

CBF quer tentar manter vagas na Libertadores para G-4 do Brasileiro

Entidade vai buscar alterar decisão da Conmebol, que tirou vaga automática para o país do time campeão da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

A CBF vai tentar garantir que o Brasil não perca uma vaga na Taça Libertadores de 2011. A entidade, em seu site oficial, informou que vai tentar convencer a Conmebol a manter o direito dos quatro primeiros do Campeonato Brasileiro de disputarem a competição continental.

Nesta quarta-feira, a entidade que controla o futebol sul-americano anunciou que o título da Libertadores não abrirá mais uma vaga extra ao país do clube campeão. Como o Internacional é o atual dono do troféu, isso significa que o Nacional deste ano só vai classificar três times para a próxima Libertadores, em vez de quatro, já que o clube gaúcho tem direito assegurado de defender seu título. Se a mudança for confirmada, o terceiro colocado do Brasileirão irá disputar primeiramente a pré-Libertadores - jogos de ida e volta que valem qualificação para a fase de grupos.

A alteração se deve ao fato de que a Copa Sul-Americana passou a valer uma vaga para a Libertadores. Assim, a única possibilidade de um país ter um representante a mais no torneio é conquistando a Sul-Americana. Neste momento, quem perderia a vaga na mais importante competição do continente é o Botafogo, que tem 38 pontos e está em quinto - o Inter, em quarto lugar, já está assegurado.

Além do Colorado, o Brasil já tem outro representante já qualificado, o Santos, atual campeão da Copa do Brasil. Com a decisão da Conmebol, a chance do Brasil ter seis times na próxima Libertadores é se Atlético-MG, Avaí, Goiás ou Palmeiras conquistar a Sul-Americana deste ano.

Com a alteração, os times que ficariam com as vagas do Brasileirão para a próxima Libertadores hoje seriam Corinthians (líder com 44 pontos), o Cruzeiro (vice-líder, também com 44 pontos) e o Fluminense (terceiro com 42).

O regulamento do Campeonato Brasileiro 2010 prevê, no segundo parágrafo do item B do artigo 7 do capítulo II, a manutenção das quatro vagas para Libertadores no caso de algum clube do país sagrar-se campeão do torneio continental.

''§ 2° – A contagem dos clubes classificados para a Copa Libertadores também excluirá o campeão da Copa Libertadores de 2010, em sendo este um clube brasileiro.''

As consequências da mudança, porém, não param por aí. Na prática, os times que estão atrás do Cruzeiro agora estão três pontos mais longe da Libertadores, já que a diferença na faixa de classificação para o torneio passou de 38 (pontuação do Botafogo) para 42. Por exemplo, o Atlético-PR, em sétimo com 34 pontos, viu sua distância para a vaga aumentar de quatro para oito pontos.