Total de visualizações de página

Botafogo e São Paulo se enfrentam celebrando despertar 'pós-ressaca'

Equipes duelam no Engenhão, neste domingo, vivendo bom momento após fase difícil na retomada do Brasileirão

Por Carolina Elustondo e Gustavo Rotstein
São Paulo e Rio de Janeiro


Maicosuel no treino. Meia é o principal armador do
time carioca (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)

Quando a Copa do Mundo acabou, eles sentiram o baque. Não da eliminação do Brasil nas quartas de final, mas Botafogo e São Paulo viveram momentos complicados quando o Campeonato Brasileiro recomeçou, após um mês de pausa para o Mundial da África do Sul. No entanto, o duelo deste domingo, no Engenhão, pela 20ª rodada, será entre duas equipes que vivem fase de ascensão.

Em terceiro lugar na tabela, o Botafogo soma 34 pontos. A consolidação na zona de classificação para a Libertadores dá ao Alvinegro o direito de sonhar com o título. Já o São Paulo, oitavo lugar com 28 pontos, vem de cinco partidas de invencibilidade e três vitórias consecutivas. Sua tradição o faz pensar em chegar ao G-4 em breve. Neste sábado, o líder Fluminense (41) perdeu para o Atlético-GO por 1 a 0, no Serra Dourada. O Corinthians, que vem logo depois (38), também foi derrotado: Grêmio 1 a 0.

Confira os preços dos ingressos

A Rede Globo transmite ao vivo para os estados de São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Sul, e o PFC exibe ao vivo para todos o país. O GLOBOSPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real, a partir das 16h (de Brasília).


Botafogo: busca a vitória para se consolidar na zona de classificação para a Libertadores e, além disso, torce por tropeços de Fluminense e Corinthians, já que também tem o título como objetivo.

São Paulo: precisa vencer se aproximar do G-4. Está a seis pontos da zona de classificação da Libertadores, com 28 pontos e a oitava posição. Busca também a quarta vitória seguida na competição (bateu Atlético-GO, Atlético-MG e Flamengo).


Botafogo: Joel Santana pode repetir a escalação que começou a partida contra o Santos, na última quinta-feira, com Fahel e Renato Cajá no meio, além de Maicosuel no ataque. No entanto, outra opção é o retorno de Loco Abreu aos titulares, com Renato no banco de reservas: Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos, Fahel, Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu (Renato Cajá).

São Paulo: a única dúvida de Sérgio Baresi é entre Marlos e Dagoberto. O primeiro não treinou na última sexta-feita por causa de dores na coxa esquerda, mas participou normalmente da atividade no sábado e foi relacionado. No entanto, Dagoberto volta de suspensão e tem mais chances de começar jogando. A provável escalação é Rogério Ceni, Jean, Xandão, Samuel e Richarlyson; Rodrigo Souto, Casemiro, Jorge Wagner e Marcelinho; Dagoberto (Marlos) e Fernandão.

Botafogo: Somália e Jobson seguem entregues ao departamento médico. O volante sofreu uma lesão na coxa direita, e o atacante se recupera de um estiramento na coxa esquerda.

São Paulo: além de Alex Silva e Ricardo Oliveira, que seguem em tratamento, Miranda e Cleber Santana receberam o cartão amarelo contra o Flamengo e não jogam.



Botafogo: Antônio Carlos, Herrera, Jobson, Loco Abreu, Lucio Flavio e Maicosuel.

São Paulo: Junior Cesar, Renato Silva, Ricardo Oliveira, Rodrigo Souto e Rogério Ceni.


Botafogo: mesmo podendo iniciar a partida mais uma vez no banco de reservas, Loco Abreu chega à partida com moral, depois do golaço marcado na vitória sobre o Santos, na última rodada. O uruguaio é perigo constante na área.

São Paulo: destaque dos últimos jogos do Tricolor, Marcelinho tem sido o responsável pela rápida ligação do meio com o ataque. Contra o Flamengo deu um passe preciso para Marlos marcar o primeiro gol.


Joel Santana (técnico do Botafogo): "Um time que tem Rogério Ceni no gol e Fernandão no ataque não precisa de mais nada. São dois pontos de referência. É preciso respeitar esse adversário, mas vamos jogar de igual para igual. Vai ser um duelo complicado, mas é o tipo de jogo que a gente gosta".

Sérgio Baresi (técnico do São Paulo) - "O Botafogo já está no G-4 por merecimento, altamente motivado, bem preparado por um técnico de experiência vasta, o conjunto já joga junto há algum tempo e todos estes aspectos são complicadores. Este conjunto do Botafogo faz um talento se destacar, como aconteceu com o 'Loco", que recebeu a bola e fez um belo gol".


* O São Paulo leva vantagem sobre o Botafogo nos confrontos pelo Brasileirão. Em 46 partidas, foram 21 vitórias, nove empates e 16 derrotas.

* O Botafogo ainda não perdeu para times paulistas no Brasileiro de 2010. Foram três vitórias (São Paulo, Grêmio Prudente e Santos) e quatro empates em sete confrontos.

* O São Paulo está há cinco rodadas sem perder no Brasileiro. Nas últimas cinco partidas, soma três vitórias (Atlético-GO, Atlético-MG e Flamengo) e dois empates (Vasco e Fluminense).



São Paulo e Botafogo se enfrentaram no dia 16 de maio, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi. O time da casa começou melhor e saiu na frente com um gol de Léo Lima, aos oito minutos do primeiro tempo. No entanto, o Botafogo reagiu e chegou ao empate com o zagueiro Antônio Carlos, aos 27 minutos da etapa inicial. A partida seguiu disputada e parecia que terminaria com o empate. Mas aos 42 minutos do segundo tempo, Renato Cajá tabelou com Herrera, invadiu a área e tocou com na saída de Rogério Ceni, decretando a vitória alvinegra por 2 a 1.

Ficha técnica:

BOTAFOGO x SÃO PAULO Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos, Fahel, Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu (Renato Cajá). Rogério Ceni, Jean, Xandão, Samuel e Richarlyson; Rodrigo Souto, Casemiro, Jorge Wagner e Marcelinho; Dagoberto (Marlos) e Fernandão.

Técnico: Joel Santana. Técnico: Sérgio Baresi.

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 12/09/2010. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS). Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Roberto Braatz (Fifa/PR).

A Rede Globo transmite para os estados de SP, SE e RS. O PFC exibe para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do duelo em Tempo Real, a partir das 16h (de Brasília).