Alvinegro luta para terminar primeiro turno no G-4, e Tricolor gaúcho busca se afastar da zona de rebaixamento
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Joel Santana e Renato Gaúcho duelam no sábado
(Foto: Reprodução / Globoesporte.com)
Doze posições separam Botafogo e Grêmio. Mas neste sábado as duas equipes terão a mesma motivação quando entrarem em campo para o fechamento de suas participações no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Se o Alvinegro, quarto colocado, pretende iniciar a segunda metade da competição permanecendo no G-4, o Tricolor gaúcho, que ocupa a 16ª posição, vai lutar para se afastar ainda mais da zona de rebaixamento. O SporTV HD e o PFC transmitem ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 18h30m (de Brasília).
Ainda sem perder nas nove partidas disputas no Engenhão no Campeonato Brasileiro (com quatro vitórias e cinco empates), o Botafogo chega ao jogo com a confiança em alta. No entanto, o técnico Joel Santana garante que o bom momento não significa euforia, mesmo enfrentando um adversário instável na competição.
- É um adversário de camisa e tradição. O Grêmio está ali embaixo, mas não é o lugar dele. O fato de ter começado mal não quer dizer que continuará mal. É uma equipe que leva a partida na força da unha, tanto que chegou ao Rio de Janeiro antes de nós - brincou Joel, referindo-se ao fato de o Alvinegro ter retornado à cidade na noite da última quinta-feira, após a vitória sobre o Grêmio Prudente.
Loco Abreu (centro) pode voltar ao banco
(Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)
Já o Grêmio tem o Botafogo como exemplo. As cinco vitórias seguidas conquistadas pelo Alvinegro são o molde perfeito daquilo que o Tricolor almeja no Brasileirão depois da vitória de 1 a 0 sobre o Guarani e consequente saída da zona de rebaixamento. Os gaúchos calculam que três triunfos seguidos já serão mais do que bons. Depois de duelar com o Botafogo, o Grêmio recebe o Atlético-GO.
- Temos que retomar o caminho das vitórias. Quem tem uma sequência, se destaca. Um exemplo disso é o Botafogo, que estava numa zona incômoda e agora está bem. Temos que pegar esse exemplo - disse o atacante Jonas.
O jogo contra o Botafogo é simbólico para o Grêmio. Um bom resultado representará uma despedida talvez definitiva das ameaças de queda. Mas uma derrota, dependendo de resultados paralelos, fará com que o Tricolor volte a sofrer com a zona de rebaixamento.
Borges forma com Jonas o ataque do Grêmio
(Foto: Wesley Santos / Agência Estado)
O único desfalque do Botafogo será Somália, que sente dores na coxa direita. Os atacantes Edno e Caio e o zagueiro Fábio Ferreira também ficaram entregues ao departamento médico nos últimos dias, mas não serão problema. Uma dúvida na escalação é a permanência de Loco Abreu. Substituto de Jobson, o uruguaio reclamou com o técnico Joel Santana ao ser substituído na vitória sobre o Grêmio Prudente, na última quarta-feira. Agora ele pode perder a vaga entre os titulares.
O técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, não poderá contar com o meia Douglas, que sofre com dores pubianas. Leandro é o provável substituto, mesmo que também conviva com incômodos musculares. Borges é outro que teve problemas na musculatura, mas deve ir a campo.
BOTAFOGO X GRÊMIO Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos, Renato Cajá (Fahel), Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Herrera e Edno (Loco Abreu). Victor, Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Adílson, Fábio Rochemback, Souza e Leandro; Jonas e Borges.
Técnico: Joel Santana. Técnico: Renato Gaúcho.
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).
Data: 04/09/2010. Horário: 18h30m (de Brasília).
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF). Auxiliares: Márcio Eustáqui Sousa Santiago (Fifa/MG) e Ênio Ferreira Carvalho (DF).
Transmissão: SporTV HD e PFC, pelo sistema pay-per-view, para todo o Brasil. Tempo Real:
O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo a partir das 18h (de Brasília).