Pensando em 2009, Botafogo já planeja renovações
Contratos de sete importantes jogadores se encerram no fim do ano. Prioridades são Lucio Flavio e Renato Silva
Lucio Flavio: prioridade no Fogão (Crédito: Gilvan de Souza)
Bernardo Gleizer RIO DE JANEIRO
A pouco mais de seis meses para o fim da temporada e com o Brasileiro e a Copa Sul-Americana pela frente, o Botafogo já começa a planejar 2009. E é bom abrir o olho, pois os contratos de sete jogadores - cinco deles considerados titulares incontestáveis no time de Geninho - se encerram em dezembro.
O clube trabalha, no momento, com duas prioridades: Lucio Flavio e Renato Silva. O primeiro, capitão do time, ídolo da torcida e dono da camisa 10, já recebeu sondagens de clubes como Santos e Corinthians. Mas o Botafogo está ciente e já iniciou as conversas com o apoiador.
- Já estamos negociando a renovação do contrato com ele. É um jogador que tem mercado, já que atua numa posição que você quase não encontra no Brasil. Esperamos ter um final feliz nas próximas semanas - acredita o colaborador do clube Ricardo Rotenberg.
Por sua vez, Renato Silva, quase dispensado no fim da temporada passada e que deu uma grande reviravolta este ano, já recebeu propostas até mesmo do futebol alemão. O zagueiro de 24 anos é hoje um dos pilares do sistema defensivo do time.
- O caso do Renato tem de começar a ver mais rapidamente, é titular e já recebeu sondagens. É desses aí, à exceção do Lucio Flavio, que teria mais mercado - afirma Rotenberg, que acredita no acerto com o empresário do zagueiro, Eduardo Uram.
A negociação mais complicada deve ser a renovação de Triguinho, que está emprestado pelo São Caetano. Os outros jogadores - Andre Luis, Alessandro, Zé Carlos e Luciano Almeida - dependerão de avaliações de diretoria e comissão técnica e da vontade de cada um.
Nos casos de Andre Luis e Zé Carlos, o Botafogo tem a opção de renovação, bastando apenas acionar uma cláusula presente no contrato.Confira a situação de cada jogador:
Lucio Flavio. Um dos líderes da equipe, capitão e camisa 10, o apoiador já recebeu sondagens de Corinthians e Santos e sua renovação é prioridade.
Renato Silva. O zagueiro já recebeu propostas do Schalke 04, da Alemanha, é jovem e tem mercado. Por isso, o jogador também é tido como prioridade.
Andre Luis. Contratado ao Cruzeiro, se destacou no Botafogo e se tornou peça importante no sistema defensivo. Tem opção de renovação prevista em contrato.
Alessandro. Quase dispensado no fim da temporada passada, se tornou peça-chave na equipe. Renovação de contrato com o Botafogo não seria tão complicada.
Zé Carlos. Após três anos no Japão, foi contratado e tem em seu contrato cláusula com opção de renovação por mais um ano. Mas já foi alvo de propostas.
Luciano Almeida. O lateral-esquerdo ganhou moral com Geninho. Aos 33 anos, não tem muito mercado e sua renovação também não seria complicada.
Triguinho. Deve ser a situação mais complicada. Sua contratação por empréstimo ao São Caetano já foi difícil. A renovação dependeria do Azulão.
OUTROS
Com contrato até dezembro: Bruno Costa, Édson, Thiaguinho, Lucas Silva, Marcelinho, Fábio e Vanderlei (emprestados); e Abedi (não renovará).