Total de visualizações de página

Pensando em 2009, Botafogo já planeja renovações

Pensando em 2009, Botafogo já planeja renovações

Contratos de sete importantes jogadores se encerram no fim do ano. Prioridades são Lucio Flavio e Renato Silva

Lucio Flavio: prioridade no Fogão (Crédito: Gilvan de Souza)

Bernardo Gleizer RIO DE JANEIRO

A pouco mais de seis meses para o fim da temporada e com o Brasileiro e a Copa Sul-Americana pela frente, o Botafogo já começa a planejar 2009. E é bom abrir o olho, pois os contratos de sete jogadores - cinco deles considerados titulares incontestáveis no time de Geninho - se encerram em dezembro.

O clube trabalha, no momento, com duas prioridades: Lucio Flavio e Renato Silva. O primeiro, capitão do time, ídolo da torcida e dono da camisa 10, já recebeu sondagens de clubes como Santos e Corinthians. Mas o Botafogo está ciente e já iniciou as conversas com o apoiador.
- Já estamos negociando a renovação do contrato com ele. É um jogador que tem mercado, já que atua numa posição que você quase não encontra no Brasil. Esperamos ter um final feliz nas próximas semanas - acredita o colaborador do clube Ricardo Rotenberg.

Por sua vez, Renato Silva, quase dispensado no fim da temporada passada e que deu uma grande reviravolta este ano, já recebeu propostas até mesmo do futebol alemão. O zagueiro de 24 anos é hoje um dos pilares do sistema defensivo do time.

- O caso do Renato tem de começar a ver mais rapidamente, é titular e já recebeu sondagens. É desses aí, à exceção do Lucio Flavio, que teria mais mercado - afirma Rotenberg, que acredita no acerto com o empresário do zagueiro, Eduardo Uram.

A negociação mais complicada deve ser a renovação de Triguinho, que está emprestado pelo São Caetano. Os outros jogadores - Andre Luis, Alessandro, Zé Carlos e Luciano Almeida - dependerão de avaliações de diretoria e comissão técnica e da vontade de cada um.

Nos casos de Andre Luis e Zé Carlos, o Botafogo tem a opção de renovação, bastando apenas acionar uma cláusula presente no contrato.Confira a situação de cada jogador:

Lucio Flavio. Um dos líderes da equipe, capitão e camisa 10, o apoiador já recebeu sondagens de Corinthians e Santos e sua renovação é prioridade.

Renato Silva. O zagueiro já recebeu propostas do Schalke 04, da Alemanha, é jovem e tem mercado. Por isso, o jogador também é tido como prioridade.

Andre Luis. Contratado ao Cruzeiro, se destacou no Botafogo e se tornou peça importante no sistema defensivo. Tem opção de renovação prevista em contrato.

Alessandro. Quase dispensado no fim da temporada passada, se tornou peça-chave na equipe. Renovação de contrato com o Botafogo não seria tão complicada.

Zé Carlos. Após três anos no Japão, foi contratado e tem em seu contrato cláusula com opção de renovação por mais um ano. Mas já foi alvo de propostas.

Luciano Almeida. O lateral-esquerdo ganhou moral com Geninho. Aos 33 anos, não tem muito mercado e sua renovação também não seria complicada.

Triguinho. Deve ser a situação mais complicada. Sua contratação por empréstimo ao São Caetano já foi difícil. A renovação dependeria do Azulão.

OUTROS
Com contrato até dezembro: Bruno Costa, Édson, Thiaguinho, Lucas Silva, Marcelinho, Fábio e Vanderlei (emprestados); e Abedi (não renovará).