Total de visualizações de página

Pena de Andre Luis cai de 12 para cinco partidas de suspensão

Pena de Andre Luis cai de 12 para cinco partidas de suspensão

Como já cumpriu três jogos, zagueiro alvinegro poderá retornar à equipe no duelo contra o Vitória, no dia 9 de julho

GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro

A torcida do Botafogo recebe uma boa notícia nesta quinta-feira. O zagueiro Andre Luis, que havia sido suspenso por 12 partidas devido às confusões no jogo contra o Náutico (1/6), teve seu recurso julgado pelo Pleno do STJD e sua pena foi revertida para apenas cinco jogos de punição. Como já cumpriu suspensão de três partidas (Coritiba, Internacional e Portuguesa), o defensor já pode retornar ao time alvinegro no duelo contra o Vitória, no dia 9 de julho.

Durante o julgamento do recurso, o procurador do STJD, Paulo Schmitt, disse que houve um exagero do policiamento do jogo entre Náutico e Botafogo, mas que isso não justificou a reação de Andre Luis. Ele afirmou que a atitude do jogador, após sua expulsão, desencadeou toda a confusão e pediu para que a pena fosse mantida, sem sucesso (veja o vídeo acima e relembre a confusão nos Aflitos).

Andre Luis foi denunciado nos artigos 250 (praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida), 251 (reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares), 252 (ofender moralmente o árbitro, seus auxiliares ou qualquer outro participante do evento desportivo) e 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. No julgamento do recurso, o zagueiro foi absolvido nos artigos 250, 251 e 252, mas acabou sendo punido com cinco jogos no artigo 258.

Segundo o site Justiça Desportiva, o Botafogo, que havia sido multado em R$ 9 mil por atrasar o reinício da partida contra o Timbu, também teve o seu recurso julgado. Contudo, o Pleno, por maioria de votos, manteve a decisão da Terceira Comissão Disciplinar.